25 nov 2018 | 11:40:19

O Oriente também tem a sua Enable: Almond Eye bate os machos e quebra recorde na Japan Cup (gr.I)

Filha de Lord Kanaloa conquistou a maior prova do turfe japonês. Imprensa especula, desde já, sua participação no Arco do ano que vem.


Almond Eye deu show em Tokyo.

Imagem: JRA Divulgação

Neste domingo (25), em Tokyo, produtos de 3 e mais anos disputaram a Japan Cup (gr.I), maior prova do turfe nipônico, na distância dos 2.400m, em pista de grama, com aproximadamente US$ 2,3 milhões para o ganhador. Se no Ocidente o predomínio pertence à uma fêmea – Enable – no Oriente algo parecido está acontecendo: vitória, em recorde, da potranca de 3 anos Almond Eye, filha de Lord Kanaloa e Fusaichi Pandora (Sunday Silence), de criação da Northern Racing e propriedade de Silk Racing Co.

Enquanto Kiseki (Rulership) ditava o ritmo da competição, Christophe-Patrice Lemaire manteve Almond Eye na segunda posição. Na reta final, Kiseki, desde cedo, restou castigado pelo jóquei, para manter o posto. Almond Eye, por outro lado, trazia o piloto a tiracolo, que apenas esperava os lances decisivos para fazê-la correr.

Quando isso aconteceu, a 300 metros do disco, Almond Eye passou, como quis, por Kiseki. Para deleite da multidão que compareceu ao hipódromo, a potranca bateu o oponente por 1 corpo e ¾. Suave Richard (Heart’s Cry) finalizou em terceiro, enquanto que Cheval Grand (Heart’s Cry), vencedor da Japan Cup em 2017, ficou com a quarta colocação.

Treinada por Sakae Kunieda, Almond Eye obteve a sexta vitória em 7 saídas. Tríplice coroada, tornou-se a nova recordista da milha e meia, em Tokyo, ao percorrer a distância no tempo de 2:20.60. Seus prêmios ultrapassam os 720 milhões de ienes (aprox. US$ 6,3 milhões).

Pouco depois do páreo, matéria assinada por Kitty Trice, no website do Racing Post, revelou que o staff de Almond Eye planeja fazê-la competir no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I) do ano que vem – ocasião em que Enable deverá tentar sua terceira vitória no páreo.

Mais notícias

Be Better conquista o Clássico Antonio Carlos Amorim (L)

Filha de Agnes Gold pertence ao Haras Interlagos.

Na homenagem a Nestor Cavalcanti de Magalhães, melhor para Olympic Luan

Corredor do Stud Duplo Ouro levantou a derradeira disputa da chamada clássica local, na festa do “Bento 2022”.

Nota de falecimento: Marcos Olguin

Faleceu na madrugada desta quarta-feira, dia 31 de julho, aos 69 anos, o ex-jóquei e treinador Marcos Olguin. Seu corpo será velado a partir das 12h30min no Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes, à Rua Suécia, 56; a cerimônia de cremação será realizada às 16h30min. (publicado no website do Jockey Club de São Paulo)