Olympic Jolteon vence e convence no GP Francisco Eduardo de Paula Machado (G1)
Defensor do Haras Regina obteve primeira vitória graduada.
Destinado a produtos de 3 anos, em disputa pela 2ª prova da tríplice coroa, o Grande Prêmio Francisco Eduardo de Paula Machado (G1), em 2.000m na pista de grama (macia), foi realizado no domingo (8), na Gávea. Vitória irretocável de Olympic Jolteon, filho de Elmustanser e Olympic Special (North Light), de criação e propriedade do Haras Regina.
Hall Pass assumiu a vanguarda, após a largada. Norgaard surgia na segunda colocação. Não demorou para que Norgaard, disparando, emparelhasse a linha de Hall Pass. A dupla abriu, então, boa margem à frente dos demais, sob ritmo dos mais intensos. Hamburger corria em terceiro. Olympic Jolteon era o nono, no centro do pelotão.
Corridos poucos metros da reta final, percebeu-se o cansaço de Hall Pass e Norgard. Os competidores que acionavam nas posições imediatamente subsequentes, porém, não conseguiam deslanchar para cima dos ponteiros. Nesse cenário, ao despontar, mais aberto, Olympic Jolteon “tomou de assalto” a sorte do páreo, na altura dos últimos 250 metros.
No primeiro êxito de G1 do aprendiz de 1ª categoria, William Xavier, Olympic Jolteon bateu Vacheron por 1 corpo e ½. Abu Dhabi foi o terceiro colocado. Bavaro Beach e Notável deram números finais ao marcador.
A seguir, Hector Gold, Capitão Barbosa, Amor Total, Caribean, Blood Father, Norgaard, Hamburger, Hall Pass, Príncipe Daniel e Madison. Não correu: Don Bizarro.
Treinado por Roberto Solanés, Olympic Jolteon conquistou sua segunda vitória (primeira clássica) em 8 saídas. Segundo colocado para Não Da Mais na Taça de Prata (G1) e para Royal Ship no GP Estado do Rio de Janeiro (G1), completou o percurso no tempo de 1:59.83.