28 mar 2024 | 00:48:45

Protagonista de retrospecto luxuoso, Doutor Sureño tem campanha encerrada

Filho de Agnes Gold iniciará sua jornada, na reprodução, no segundo semestre de 2024.


Registro da inesquecível vitória de Doutor Sureño, no GP Latinoamericano (G1). 

Divulgação Hipódromo San Isidro

Poucos animais estiveram em maior evidência, no turfe brasileiro, durante as últimas temporadas, do que Doutor Sureño. A jornada, nas pistas, do brilhante corredor, contudo, ganhou um ponto final.

A notícia foi veiculada no website do Jockey Club de São Paulo (clique AQUI para conferir).

Conforme divulgado, antes de sua derradeira apresentação (oitavo lugar no Grupo 3 do GP 14 de Março), Doutor Sureño teve seus interesses reprodutivos cotizados e servirá, a partir do segundo semestre de 2024, como garanhão, no Haras Fronteira, em Bagé/RS.

Filho de Agnes Gold na múltipla produtora clássica - e, por duas vezes, "Melhor Reprodutora", no Troféu Mossoró - Notável Sureña (Redattore), Doutor Sureño foi criado pelo Haras Old Friends e restou adquirido, na iminência de completar 2 anos de idade, pelo Haras Moema. 

Pertencente à geração 2018, estreou aos 3 anos e obteve sua primeira vitória, por ocasião de sua terceira saída, com essa mesma idade - numa eliminatória disputada na distância dos 1.500m (grama), em Cidade Jardim. 

Além de duas vitórias em provas de chamada comum, o início da campanha de "4 anos" de Doutor Sureño também foi marcado por êxito no Clássico Conselheiro Antônio da Silva Prado (listed, em 2.400m na raia de grama). Naquele mesmo segundo semestre de 2022, o corredor obteria colocações em provas de G2 e G3.

Foi em 2023, contudo, durante a sua "segunda campanha", aos 4 anos, que Doutor Sureño viria a atingir o ápice, de sua forma física e rendimento atlético. Ele conquistou, em sequência, os Grandes Prêmios Linneo de Paula Machado (G3, em 2.000m/grama), 14 de Março (G3, em 2.400m/grama) e São Paulo (G1, em 2.400m/grama). 

Com 5 anos, Doutor Sureño não apenas se manteve, em evidência, como também viria a argolar outros êxitos inesquecíveis. Além do Clássico Luiz e José Vieira de Carvalho Mesquita (listed, em 2.000m/grama), foi ele o vencedor da Copa ABCPCC Clássica - Matias Machline (G1, em 2.000m/grama), em Cidade Jardim, além de ter viajado até Buenos Aires para, numa exibição arrebatadora, conquistar o Gran Premio Latinoamericano (G1, em 2.000m/grama - replay abaixo).

A brilhante incursão internacional do corredor significou sua penúltima atuação - precedida, apenas, pelo já mencionado "14 de Março", deste ano. O corredor obteve, ao todo, 10 vitórias em 19 corridas e foi agraciado com o Troféu Mossoró de "Melhor Cavalo de 4 e mais anos", da temporada 2022/2023.

Durante toda a sua campanha, Doutor Sureño recebeu o treinamento de Victorio Fornasaro, em Cidade Jardim. Em seu dorso, destacaram-se os nomes de José Severo e Marcos Ribeiro. 

Mais notícias

GP José Pedro Ramirez: brasileiros buscam a décima taça da criação nacional

Seis representantes da criação nacional irão à raia na versão 2023 da prova máxima do turfe uruguaio.

Rufino’s encerra o Festival do GP Brasil Pixbet na P.E. Publico Turfista – Oswaldo Antunes Maciel

Potro do Stud Verde deu números finais às festividades, na Gávea.

De ponta a ponta, Efetivo Bull levanta a Prova Especial Lost Love

Velocista do Stud Happy Again prevaleceu na melhor prova da noturna de terça-feira.