14 dez 2025 | 23:35:39

Vanessa da Pata larga e acaba no Grande Prêmio Oswaldo Aranha (G2)

Corredora do Haras Doce Vale resistiu à favorita, Gevrey-Chambertain.


Vanessa da Pata (por dentro) suplantou a favorita Gevrey-Chambertain, em final de emoção.

Imagem: Sylvio Rondinelli/JCB

Vanessa da Pata, 4 anos, filha de Emcee e Platine (Wild Event), de criação e propriedade do Haras Doce Vale, largou e acabou nos 2.000m (grama macia) do Grande Prêmio Oswaldo Aranha (G2).

O páreo foi disputado neste domingo (14), no Jockey Club Brasileiro, com chamada aberta à participação de éguas de 3 e mais anos.

Mandando-se para a ponta, após a largada, Vanessa da Pata assumiu, francamente, a missão de ditar o ritmo do páreo. A destacada favorita dos apostadores, Gevrey-Chambertain, corria na segunda colocação. Na altura dos últimos 1.200 metros, a diferença entre as duas primeiras colocadas era de 5 corpos - sempre em vantagem de Vanessa da Pata.

Na reta final, Gevrey-Chambertain deu enorme "fila" de vitória, com seu jóquei, Valdinei Gil, visivelmente aguardando ao máximo para fazer a partida em sua conduzida - e revelando, nisso, alguma preocupação com as adversárias que corriam em sua pegada, como Niagara e Vanilla Pie.

Enquanto isso, Vanessa da Pata seguia tendo êxito em se manter na posição principal. Nos 300 finais, quando João Victor exigiu sua conduzida com a mão canhota, viu Vanessa da Pata passar a "engrossar" diante das investidas de Gevrey-Chambertain. Ainda que Gevrey-Chambertain tenha chegado a emparelhar a linha de Vanessa da Pata, esta reagiu, rente à cerca, para alcançar o disco de chegada com pescoço de vantagem sobre Gevrey-Chambertain. Niagara foi a terceira colocada. Tamara e Vanilla Pie completaram o marcador.

A seguir, Mindset, Guapa e Naturalizada. Nova Déli não foi apresentada.

Venâncio Nahid é o treinador de Vanessa da Pata, que, agora, soma 4 vitórias (2 clássicas) em 11 corridas.

Relógios parados na marca de 1:59.28.

Mais notícias

De ponta a ponta, Pau-Rei de Birigui levanta o Grande Prêmio Oswaldo Aranha (gr.II)

Defensor do Stud Birigui obteve a primeira vitória clássica de sua campanha no trial do GP São Paulo 2017

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (37ª edição)

Edson Ferreira Filho venceu, em sua semana inaugural, no turfe da Malásia. Imagem: Selangor Turf Club MALÁSIA EDSON FERREIRA FILHO (E. Ferreira Filho): Em sua primeira semana de disputas na Malásia, o brasileiro já mostrou seu cartão de visitas e foi para o winner's circle pilotando Super Dragon, para o treinador A. B. Abdullah, no hipódromo de Selangor. Com outras boas... [continua ]

Rede Tryp/Meliá oferece tarifas especiais para o fim de semana do GP São Paulo

Turfistas poderão aproveitar tarifas promocionais nos hotéis da rede na festa máxima do turfe paulista