16 abr 2022 | 18:23:57

Y Gold vence o Clássico Presidente Erasmo Teixeira de Assumpção (L)

Filha do nacional Skypilot pertence ao Haras Free Way.


Na raia leve, Y Gold rende o seu máximo

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Primeiro embate black type deste sábado (16), em Cidade Jardim, o Clássico Presidente Erasmo Teixeira de Assumpção (L), em 1.000m na raia de grama (leve, com 7m de cerca móvel), para éguas de 3 e mais anos, marcou a vitória de Y Gold, 4 anos, filha do nacional Skypilot e Queen of Bagé (Vettori), de criação e propriedade do Haras Free Way.

Dada a partida, Y Gold tomou a ponta e “colou” na cerca móvel. Já a favorita Onça do Iguassu foi a única do lote a desgarrar, indo parar próxima da cerca externa. As duas brigavam pelas primeiras colocações, com Charme Koller e Fanny do Jaguarete disputando o terceiro. Depois vinha Penina.

Terminado o prolongamento da reta final, por mais que fosse difícil mensurar o quão Y Gold estava à frente de Onça do Iguassu (em razão do ângulo da transmissão, pois Onça do Iguassu seguia bastante aberta), já se percebia que a corredora do Free Way trazia alguma vantagem. Quando, nos 200 finais, Onça do Iguassu diminuiu seu ritmo, foi Fanny do Jaguarete quem tentou alguma aproximação com a ponteira.

Exigida por José Severo, porém, Y Gold manteve-se, sem sustos, na ponta. Fanny do Jaguarete formou a dupla a 2 corpos e ¼. Onça do Iguassu foi a terceira, ligeiramente adiantada em relação a Charme Koller. Depois, Penina.

Sob o treinamento do “mestre” Eduardo Gosik, Y Gold conquistou sua 7ª vitória (4ª clássica) em 16 corridas.

Tempo de 55.82, com finais de 24.10 e 12.40.

Mais notícias

Provas da Gávea sobem de graduação: uma delas, agora homenageando Alfredo Grumser

Clássicos OSAF, Delegações Turfísticas, Armando Carneiro e Orsenigo passarão, em 2022, a serem disputados sob categoria de grupo 3. O último deles, rebatizado, será o Grande Prêmio Alfredo Grumser.

Oceano Azul confirma favoritismo e mostra forma para a tríplice coroa

Champion 2yo nacional venceu o Grande Prêmio José Buarque de Macedo (G3).

Em Del Mar, uma Breeders' Cup - e tanto

Maior festival do turfe norte-americano reunirá animais que poderão fazer da versão 2025 do meeting algo inesquecível.