14 jun 2017 | 14:21:03

Especial Leilão da Criação Nacional: Haras LLC


Lewis: Derby winner do Haras LLC

Imagem: Gérson Martins

Sinônimo de paixão pelo cavalo de corrida, a Família Ramos tem no Haras LLC a principal bandeira na indústria turfística nacional. Tendo recentemente completado duas décadas de existência, o haras foi berço de ganhadores de algumas das principais provas do turfe nacional, em resultados que sempre espelharam a esmerada criação do estabelecimento, que estará à disposição na etapa carioca do Leilão da Criação Nacional ABCPCC.

“Desde a primeira infância sou fascinado por cavalos. Comecei a frequentar a Hípica, no Rio, levado por meus tios, para montar. Aos dez anos, por volta de 1954, comecei a frequentar as cocheiras, os trabalhos e as corridas do Hipódromo da Gávea, levado por Victor Guilhem, amigo da minha família e titular do Stud Marinha. Sou turfista apaixonado desde então. Comecei a ter cavalos de corrida em 1985”, conta Cláudio Ramos, proprietário do Haras LLC.

Figura de presença assídua no Jockey Club Brasileiro – a exemplo de seus filhos Márcia e Nilo Ramos - Cláudio fundou o Haras LLC em meados da década de 1990, no Paraná:

“Comecei a criar em 1990, no Haras Ponte Nova, em Tijucas do Sul (região metropolitana de Curitiba). Comprei uma pequena propriedade em São José dos Pinhais, em 1995, onde formei o Haras LLC, que iniciou sua produção em 1998.”

De lá para cá, diversos animais ajudaram a preencher as prateleiras do Haras LLC. Ganhador de G2, listed race e de provas especiais, Feito Craque (Ski Champ) foi arenático de alto padrão. A exemplo deste, In Fraganti (Blade Prospector) conquistou o GP Mariano Procópio (gr.III) na areia. Veloz e precoce, Lovely Carolina (Giant Gentleman) venceu 4 (3 provas especiais) das suas 5 primeiras corridas. Hamadría (Torrential), por sua vez, também venceu prova especial e teve a incumbência de escoltar Colina Verde na conquista da tríplice coroa, em Cidade Jardim, no GP Diana (gr.I). No topo da lista, porém, há dois nomes que possuem lugar cativo no coração do criador: Lewis e Quinhão.

“Como criador, o melhor animal que criei foi Quinhão, ganhador do GP São Paulo. Como criador e também proprietário, nosso melhor corredor foi Lewis, ganhador do Derby carioca, de curta campanha em razão de sérios problemas”.

Quinhão foi o campeão do GP São Paulo 2015

Imagem: Marília Lemos

Vendido ainda potro ao Stud Blue Mountain, Quinhão (filho do nacional Ivoire, que em campanha venceu o Derby para uma parceria firmada entre Cláudio e o também criador Carlos dos Santos) foi até Cidade Jardim, em 2015, para brilhar no Grande Prêmio São Paulo (gr.I) – sem prejuízo do quarto posto conquistado no GP Brasil (gr.I) do mesmo ano, vencido por Barolo. Lewis (Thignon Lafré), conforme antecipado, sagrou-se vitorioso no Grande Prêmio Cruzeiro do Sul (gr.I) de 2010, o Derby da Gávea.

Além de animais vinculados ao histórico do haras, Claudio, como bom turfista, reverencia outros cavalos que, em seu julgamento, fizeram história no turfe nacional. “Farwell foi o cavalo que mais me impressionou. Mas não posso deixar de citar o Itajara, que acompanhei mais de perto”, explica.

Conhecido por prestigiar reprodutores nacionais – que lhe renderam, por sinal, seus dois mais destacados crioulos - mas sem deixar de utilizar sementais importados, Cláudio busca, de fato, a diversificação na criação do Haras LLC:

“Para a escolha das coberturas e cruzamentos sou orientado por Samir Abujamra, um grande expert. Tenho usado mais os garanhões importados pelos criadores paranaenses. Este ano os mais utilizados serão Hat Trick e Courtier. Mas ofereço sempre éguas para o Ivoire, que já me deu o Quinhão, e outros garanhões de que sou cotista, para diversificar a produção.”

O norte-americano Discreet Cat é pai de dois produtos oferecidos pelo Haras LLC no Leilão da Criação Nacional

Imagem: Darley

No Leilão da Criação Nacional ABCPCC 2017, o Haras LLC apresentará os seguintes produtos da geração 2015:

N.N. – macho, por Discreet Cat e Nossa Prosa (Redattore)

N. N.  – macho, por Tiger Heart e On Stage (Romarin)

N. N. – macho, por Salto e Que Festa (Wild Event)

N. N. - fêmea, por Agnes Gold e Bio Diversidade (Roi Normand)

N. N. - fêmea, por Glória de Campeão e Energia Estimada (Agnes Gold)

Uma Rosa – fêmea, por Discreet Cat e Mais Que Perfeita (Miesque’s Son)

Utopista - macho, por Tiger Heart e Ojos de Miel (Redattore)

Urbaine – fêmea, por Pioneering e Umaita Hill (Templar Hill)

Clique aqui e acesse o catálogo do Leilão da Criação Nacional ABCPCC 2017 - etapa São Paulo.

Mais notícias

Em teste para o GP São Paulo, Link Olímpico carimba G3

De volta à pista de grama, filho do nacional Plenty of Kicks, pertencente ao Haras Regina conquistou o GP Presidente Raphael Aguiar Paes de Barros (gr.III).

Keep Down: o guerreiro vitorioso na Batalla de Las Piedras

Brasileiro, criado pelo Haras Palmerini e de propriedade do Stud Nova Gloria & Jarussi, brilhou, novamente, em pistas uruguaias.

Sem ninguém à frente: Galileo torna-se o recordista de produtos vencedores de G1

Com a vitória de Peacefull, na versão irlandesa dos 1000 Guinéus, garanhão irlandês desempatou o recorde repartido com Danehill, passando a figurar como pai do maior número de ganhadores de G1, na história: 85.