15 dez 2018 | 19:48:29

500 quilos de puro coração: Hassenah bate os machos na Copa dos Campeões (gr.II)

Defensora do Stud A.M.L. conquistou vitória emocionante na principal prova do fim de semana.


Única fêmea do lote, Hassenah venceu em final emocionante.

Imagem: Porfírio Menezes

Destaque da programação deste sábado (15), em Cidade Jardim, a Copa dos Campeões (gr.II), em 2.000m na pista de grama (macia) foi marcada por desfecho emocionante. Numa demonstração de brio e imensa categoria, Hassenah, 5 anos, filha de Red Runner e Xterra (Sulamani), de criação do Haras Palmerini e propriedade do Stud A.M.L., levou a melhor, na condição de única fêmea do lote.

Avião Sureño (First American), por dentro, e Hassenah, que largou do extremo externo do partidor, saíram em briga pela primeira colocação. New Emperor (Holy Roman Emperor) era o terceiro, com Zorro (Vettori) e Repeat Winner (Setembro Chove) completando o pelotão dos cinco primeiros.

Sob ritmo algo acentuado, Avião Sureño e Hassenah seguiram mandando e desmandando no páreo, no transcorrer da reta oposta e curva. Ainda que houvesse, durante a maior parte do tempo, ligeira vantagem para o potro, a égua girou para a reta de chegada, praticamente, emparelhada com Avião Sureño.

Depois de atacar, severamente, o adversário, Hassenah desalojou Avião Sureño, do primeiro posto, na altura dos últimos 300 metros. Ainda assim, o potro insistia em reagir. Pelas balizas de dentro, avançava Zorro, trazendo ótima ação. Numa longa atropelada, iniciada na última colocação, o ganhador do páreo em 2017, Rasgado de Birigui (Soldier of Fortune) emplacava arremate bastante vistoso, a meio de pista.

Quando Hassenah logrou sucesso, tanto em superar Avião Sureño quanto resistir aos avanços de Zorro, Rasgado de Birigui lançou-se à briga pela ponta. Rendendo requintes de grande emoção ao desfecho da prova, o alazão não foi capaz, porém, de passar pela intransponível corredora. Sob condução de Zeferino Moura Rosa, Hassenah derrotou Rasgado de Birigui por ½ cabeça. Sempre conferindo, Zorro (1 e ½) foi o terceiro. Avião Sureño (1 e ½) e Looking Ahead (por Setembro Chove, 1 e ¾) completaram o marcador.

A seguir, Ouro da Serra, Repeat Winner, Concilium e New Emperor.

Treinado em Curitiba/PR por Luiz Roberto Feltran, Hassenah conquistou a oitava vitória em 13 saídas. No terceiro êxito graduado, completou a distância na marca de 1:59.18, com finais de 23.53 e 12.08.

Mais notícias

ABCPCC entrevista: Lineu de Paula Machado (parte final)

Idiossincrasia do turfe brasileiro, o Haras São José & Expedictus atravessou gerações, acumulando admiradores e troféus. Na memória de Lineu de Paula Machado, recordações de uma história fantástica, escrita por milhares de patas e iniciada, no século XIX, pelo avô Linneo.

Nautilus levanta a Gávea: o campeão do Grande Prêmio Brasil (G1)

Defensor do Stud Valentin & Jarussi surpreendeu os mais visados e conquistou a prova máxima do turfe nacional, em final de emoção.

Profissionais brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (73ª edição)

Francisco Leandro venceu a "Milha" do GP Carlos Pellegrini, com Huapango Torero. Imagem: Hipódromo San Isidro (Divulgação) ARGENTINA FRANCISCO LEANDRO: Brilhando intensamente em um ano perfeito, o brasileiro superou várias marcas importantes, além de conquistar o recorde argentino e sul-americano de vitórias, em um único ano hípico. Agora, Leandro faz parte do "Clube dos 500" e, com mais de 500 primeiros... [continua ]