02 out 2019 | 18:35:47

A um passo da eternidade: Enable busca inédito “tri” do Arco do Triunfo

Dona de uma das melhores campanhas da história do turfe, defensora da Juddmonte poderá, no domingo, tornar-se o primeiro animal a vencer, por 3 vezes, a prova máxima francesa.


Enable enfrentará 11 adversários no domingo.

Imagem: TheSun.com

São poucos os animais, nos anais das corridas de cavalo, cujas campanhas podem ser colocadas ao lado daquela que Enable vem, há 3 anos, desempenhando de maneira brilhante. A corredora do Príncipe Khalid Abdullah – titular da Juddmonte Farms – está prestes, contudo, a “pisar” onde nenhum outro PSI chegou. No próximo domingo, em Paris, Enable busca uma inédita terceira conquista do Prix l’Arc de Triomphe (gr.I), a prova máxima do turfe francês e tida, por muitos, como a mais cobiçada do mundo.

Disputado há quase um século – a primeira edição, em 1920 – o “Arco” conta, além de Enable, com 7 animais vencedores de duas de suas edições: Ksar (1921 e 1922), Motrico (1930 e 1932), Corrida (1936 e 1937), Tantieme (1950 e 1951), Ribot (1955 e 1956), Alleged (1977 e 1978) e Treve. A última da lista, vencedora do páreo nos anos de 2013 e 2014, chegou a dar torcida, quando da tentativa do “tri”, mas teve de se contentar com um quarto lugar para Golden Horn, em 2015.

E se há alguém que conhece o caminho das pedras da prova máxima de Longchamp, capaz de protagonizar o feito do tamanho de um inédito tricampeonato, este alguém estará, justamente, no dorso de Enable. Aos 48 anos, Lanfranco Dettori coleciona 6 troféus do Prix l’Arc de Triomphe, figurando como o seu maior vencedor, dentre os jóqueis.

Nos bastidores, John Gosden chega ao grande desafio após ter arquitetado uma campanha perfeita, para sua ilustre pensionista – a quem mantém em estado atlético invejável há mais de 1000 dias. Juntamente de Dettori, aliás, o vitorioso treinador britânico levantou 3 das últimas 4 edições da prova.

Quando for franqueada a partida do terceiro páreo da programação francesa, entretanto, haverá competidores mais do que dispostos a bancar o algoz para cima da favorita. A fêmea Magical, por exemplo, já escoltou Enable por 3 ocasiões. Segue no aguardo do primeiro vacilo de sua oponente, para ir à forra, contando com o reforço de Japan, que no auge de sua forma compõe poderosa parelha da Coolmore. Vencedor, em recorde, do Derby Francês, Sottsass reapareceu, com vitória, na preparatória do Prix Niel (gr.II)

Além de French King, Waldgeist, Ghaiyyath, Nagano Gold e Soft Light, também farão parte do páreo Kiseki, Blast Onepiece e Fierement. O trio ganha destaque por um simples motivo: os três criados e treinados no Japão. Galgando posto de sofisticação e competitividade junto às principais potências do turfe mundial, os japoneses representam 1/4 do lote.

O Prix l’Arc de Triomphe 2019 será disputado às 11h05, horário de Brasília.

Mais notícias

Ladário obtém primeira vitória da campanha na Taça de Prata (G1)

Na desclassificação de London Moon, potro do Stud Snob venceu o Grande Prêmio João Adhemar de Almeida Prado – Taça de Prata (G1).

Kopenhagen confirma no Delegações Turfísticas (G3) – Vetnil

Arenático do Haras Springfield vingou no embate dos arenáticos, com pule de devolução de capital.

Por aclamação, Raul Lima Neto é reeleito presidente do JCB

Raul Lima Neto cumprirá seu segundo mandato à frente do Jockey Club Brasileiro. Imagem: Divulgação JCB Na Assembleia Geral Ordinária realizada nesta segunda-feira, 13 de maio, Raul Lima Neto foi reeleito, por aclamação, presidente do Jockey Club Brasileiro. O novo mandato começa na terça-feira, 14 de maio e vai até maio de 2028. A Assembleia Geral Ordinária foi realizada na Sede Lagoa, no Salão Nobre, no 1º andar, sendo... [continua ]