05 nov 2023 | 06:31:58

A volta por cima de White Abarrio: vitória na Breeders' Cup Classic (G1)

Tordilho foi a estrela mor do maior festival do turfe norte-americano.


White Abarrio foi o campeão da Breeders' Cup Classic (G1).

Imagem: Wally Skalij/Los Angeles Times

No sábado (4), em Santa Anita Park, produtos de 3 e mais anos disputaram a Breeders' Cup Classic (G1), em 2.000m na raia de areia, com dotação de US$ 6 milhões. Vitória de White Abarrio, 4 anos, filho de Race Day e Catching Diamonds (Into Mischief), de criação da Spendthrift Farm e propriedade de C2 Racing Stable LLC e La Milagrosa Stable LLC.

Conduzido por Irad Ortiz Jr., White Abarrio vigiou, de perto, o train "puxado" por Arabian Knight - correndo entre os dois, na segunda colocação, Arabian Crown. Na altura dos últimos 1.000 metros, Irad lançou White Abarrio por fora de ambos, passando, ali, a apertar o passo para cima dos adversários.

Com Saudi Crown sobrando, White Abarrio ingressou na reta final em francos avanços sobre Arabian Knight, a quem não tardou a dominar, em definitivo. O japonês Derma Sotogake, sem correr desde o Kentucky Derby (G1) de maio, tentava uma aproximação, em segundo. 

Na hora da verdade, porém, White Abarrio nem deu chances a Derma Sotogake, tampouco "direito de torcer" aos apostadores de qualquer outro animal. Numa vitória firme, derrotou o corredor asiático, de exibição, por 1 corpo. Proxy atropelou para ficar com o terceiro, finalizando Arabian Knight e o também japonês Ushba Tesoro nas quarta e quinta colocações, respectivamente.

Protagonista de carreira permeada por grandes controvérsias (problemas com medicação lhe custaram uma suspensão de 10 anos, que somente terminou no início de 2023) e expressivas conquistas (venceu, dentre outros páreos, o Kentucky Derby (G1) e o Preakness Stakes (G1), em 2008, com Big Brown), Richard Dutrow Jr. obteve, no ato, um dos seus lauréis mais importantes.

White Abarrio, por sua vez, passa a somar 7 vitórias em 15 corridas. Após despontar como destacado potro, de sua geração (chegou a vencer o Florida Derby (G1), em 2022), o tordilho, contudo, restou relegado à condição de mero coadjuvante, em páreos de realce. Desde a sua mudança para as cocheiras de Dutrown, todavia, White Abarrio passou a reviver seus melhores dias: de lá para cá foram 3 corridas, sendo 2 vitórias (antes da "Classic", havia vencido o Whitney Stakes (G1), em Saratoga, no mês de agosto).

Tempo de 2:02.87.

 

Mais notícias

Madame Indy: exibição de luxo na PE Eulógio Morgado – Taça Profissionais do Turfe

Defensora do Haras do Morro desbancou os machos, em alto estilo.

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (23ª edição)

Francisco Leandro conquistou sua sexta estatística de jóqueis, na Argentina, sendo a quinta consecutiva. Imagem: Diario Popular URUGUAI Pluto, do Haras Phillipson fechou o ano de 2022 com vitória no Clásico Clausura. Conquistando seu batismo clássico, na última prova clássica do ano de 2022, o filho de Discreetly Mine e High Banana, por T.H.Approval, bateu um total de 11 rivais... [continua ]

Just Speaker conquista vitória irretocável na Pegasus Brasil

Defensor do Stud Lecce venceu a edição inaugural da prova, em Curitiba.