05 nov 2023 | 03:31:58

A volta por cima de White Abarrio: vitória na Breeders' Cup Classic (G1)

Tordilho foi a estrela mor do maior festival do turfe norte-americano.


White Abarrio foi o campeão da Breeders' Cup Classic (G1).

Imagem: Wally Skalij/Los Angeles Times

No sábado (4), em Santa Anita Park, produtos de 3 e mais anos disputaram a Breeders' Cup Classic (G1), em 2.000m na raia de areia, com dotação de US$ 6 milhões. Vitória de White Abarrio, 4 anos, filho de Race Day e Catching Diamonds (Into Mischief), de criação da Spendthrift Farm e propriedade de C2 Racing Stable LLC e La Milagrosa Stable LLC.

Conduzido por Irad Ortiz Jr., White Abarrio vigiou, de perto, o train "puxado" por Arabian Knight - correndo entre os dois, na segunda colocação, Arabian Crown. Na altura dos últimos 1.000 metros, Irad lançou White Abarrio por fora de ambos, passando, ali, a apertar o passo para cima dos adversários.

Com Saudi Crown sobrando, White Abarrio ingressou na reta final em francos avanços sobre Arabian Knight, a quem não tardou a dominar, em definitivo. O japonês Derma Sotogake, sem correr desde o Kentucky Derby (G1) de maio, tentava uma aproximação, em segundo. 

Na hora da verdade, porém, White Abarrio nem deu chances a Derma Sotogake, tampouco "direito de torcer" aos apostadores de qualquer outro animal. Numa vitória firme, derrotou o corredor asiático, de exibição, por 1 corpo. Proxy atropelou para ficar com o terceiro, finalizando Arabian Knight e o também japonês Ushba Tesoro nas quarta e quinta colocações, respectivamente.

Protagonista de carreira permeada por grandes controvérsias (problemas com medicação lhe custaram uma suspensão de 10 anos, que somente terminou no início de 2023) e expressivas conquistas (venceu, dentre outros páreos, o Kentucky Derby (G1) e o Preakness Stakes (G1), em 2008, com Big Brown), Richard Dutrow Jr. obteve, no ato, um dos seus lauréis mais importantes.

White Abarrio, por sua vez, passa a somar 7 vitórias em 15 corridas. Após despontar como destacado potro, de sua geração (chegou a vencer o Florida Derby (G1), em 2022), o tordilho, contudo, restou relegado à condição de mero coadjuvante, em páreos de realce. Desde a sua mudança para as cocheiras de Dutrown, todavia, White Abarrio passou a reviver seus melhores dias: de lá para cá foram 3 corridas, sendo 2 vitórias (antes da "Classic", havia vencido o Whitney Stakes (G1), em Saratoga, no mês de agosto).

Tempo de 2:02.87.

 

Mais notícias

Galaxy Runner supera George Washington no GP João Borges Filho (gr.II)

Fundista do Haras Sweet Carol conquistou batismo clássico.

ABCPCC informa: pagamento de prêmios da Copa ABCPCC Regional e festival Copa dos Criadores

A Diretoria da ABCPCC utiliza-se do presente comunicado para veicular informações sobre o pagamento de prêmios da Copa ABCPCC Regional e do festival da Copa ABCPCC.  Realizada no dia 27 de julho, em Porto Alegre, a Copa ABCPCC Regional (L) terá sua premiação paga no próximo dia 22 de agosto. A realização do exame antidoping foi concluída, sem quaisquer reprovações.... [continua ]

Homer Screen não escolhe raia e põe fim à invencibilidade de Briyan Dollar no “Piratininga”

Corredor do Stud Alessio & Naela corre cada vez mais e desta feita anexou êxito de G3 à galeria.