Alemanha: Windstoss, um Shirocco, vence o Preis Von Europa (gr.I)
Derby winner alemão obteve o segundo G1 de sua campanha.
Disputado no último domingo (24), em Colônia, o Preis Von Europa (gr.I), em 2.400m na pista de grama, para produtos de 3 e mais anos, com € 150 mil de bolsa, teve em Windstoss, 3 anos, filho do nosso conhecido Shirocco e Wellenspiel (Sternkonig), de criação e propriedade de Gestut Rottgen, o seu vencedor.
Adrie de Vries não se importou com os torrões – soltos em razão do estado pesado da raia – que voaram contra Windstoss durante todo o percurso, mantendo o corredor na sétima e última colocação.
Na reta de chegada, a maior parte dos competidores desgarrou, buscando o externo da raia. Windstoss também o fez e logo nos 500 finais o castanho abria fogo contra os oponentes. Dominando a competição sem grandes dificuldades, Windstoss passou, então, a administrar a vantagem que lhe separava dos demais.
Son Media (Soldier Hollow) formou a dupla a 4 corpos. Colomano (Cacique) finalizou em terceiro.
Treinado por Markus Klug, Windstoss conquistou a quarta vitória em 10 corridas. Atual ganhador do Derby Alemão (gr.I), Windstoss cobriu a milha e meia no tempo de 2:32.40.
A exemplo de Windstoss vencedor do Derby Alemão, Shirocco somou ao seu retrospecto vitórias importantes conquistadas na Breeders’ Cup Turf (gr.I), na Coronation Cup (gr.I) e no Gran Premio Del Jockey Club (gr.I), tornando-se vencedor de graduação máxima, portanto, em quatro países distintos.
Shirocco tornou-se o primeiro filho do chefe de raça Monsun a servir no Brasil. Em 3 gerações deixadas no país, Shirocco deixou 249 produtos registrados no Stud Book Brasileiro. Some In Tieme (GP Latinoamericano), Calêndula (GP Henrique Possolo), January Jones (GP Henrique Possolo) e Pateo do Batel (GP OSAF) figuram como destaques de sua produção nacional.