Alpinista alcança a glória no Prix l’Arc de Triomphe (G1)
Filha de Frankel derrotou os machos no momento mais aguardado do ano, em Longchamp.
Debaixo de chuva foi disputada, neste domingo (2), a versão 2022 do Prix l’Arc de Triomphe (G1), em 2.400m na raia de grama (pesada), para produtos de 3 e mais anos, com € 5 milhões de dotação. Vitória da excelente Alpinista, 5 anos, filha de Frankel e Alwilda (Hernando), criada na Grã-Bretanha por Kirsten Rausing, que também é a sua proprietária.
Acompanhando o ritmo do japonês Titleholder na quinta colocação, Alpinista tomou a dianteira, no tiro direto, com notória facilidade. Exigida por Luke Morris, a tordilha precisou enfrentar, nos últimos 200 metros, as atropeladas de Vadeni e Torquator Tasso. Este, mais aberto, buscava o bicampeonato do páreo.
Em demonstração de categoria – e, logicamente, de suas enormes qualidades – Alpinista manteve-se na ponta, batendo Vadeni (ratificou sua condição de melhor animal do turfe francês, na atualidade) por ½ corpo. Torquator Tasso, apesar da “fila”, ficou com a terceira colocação.
Al Hakeem e Grand Glory completaram o marcador.
Treinada por Sir Mark Prescott, Alpinista conquistou sua 9ª vitória (a 8ª consecutiva) em 14 corridas. Ganhadora de provas de graduação máxima em 3 países diferentes (Alemanha, Inglaterra e França), hoje completou a milha e meia na marca de 2:35.71.
Os prêmios de alpinista ultrapassam a marca de € 3,9 milhões.