08 set 2017 | 15:45:34

América do Sul: as pollas pelo continente

Os meses de agosto e setembro conectam os países latinos em razão das disputas de suas pollas e provas assemelhadas. Dentre os ganhadores, um ponto de intersecção, além da questão territorial: Mr. Prospector.


The Great Day venceu a Polla de Potrillos em Buenos Aires

Imagem: Gustavo Duprat/Todo Galope

Entre agosto e setembro, o turfe sul americano vive um de seus mais importantes momentos. Nessa época, machos e fêmeas, de 3 anos, encaram seus primeiros desafios, de maior gabarito, após a mudança de idade. No Brasil, Gibraltar Point e Lepate Goose venceram, em Cidade Jardim, os páreos correspondentes. Nos países vizinhos, outros nomes prevaleceram nas pollas, de potros e potrancas, definindo-se como líderes locais, em suas respectivas gerações.

No início de agosto, Robert Bruce, filho de Fast Company e Lady Pelusa (Orpen), de criação e propriedade do Haras Convento Viejo, conquistou a Polla de Potrillos (gr.I) em Santiago. Já vencedor do Clásico Alberto Vial Infante (gr.I), o conduzido de A. Gonzales Jr., treinado por Patrício Baeza, derrotou Caramboleado – outro Fast Company – por 5 corpos e ½ e assinalou 1:40.43 para os 1.700m na pista de grama.

O páreo correspondente disputado pelas potrancas chilenas teve em Princesa Coqueta, filha de Distorted Economy e Pretty Cocketa (Crocker Broad), de criação e propriedade do Haras Lizzie, a sua vencedora. Princesa Coqueta, que contou com condução de Felipe Henríquez, superou Vereda Tropical (Steviewonder Boy) por 1 corpo e ¼. Rodrigo Sánchez responde pelo treinamento da ganhadora, que percorreu os 1.700m na grama em 1:41.56 para obter a primeira vitória de G1.

Em Monterrico, no Peru, na última semana de agosto, a norte-americana Cascanueces, filha de Smart Strike e Almudena (Silver Planet), venceu a Polla de Potrancas (gr.I), em 1.600m na pista de areia. Cascanueces derrotou Samoa (Man of Iron) por 2 corpos. Condução de Martín Chuan e treinamento de Juan Suárez Villarroel. Nascida em abril de 2015 (não possui 3 anos completos, portanto), Cascanueces teve sua criação respondida por William Saba & W. S. Farish e pertence ao Stud Manning. Tempo de 1:39.59.

Uma semana depois, Happy Valley, filho de Tomcito e Lady Macki (Roman Ruler), de criação do Haras Alydar e propriedade do Stud Porongoche, largou e acabou na versão peruana da Polla de Potrillos (gr.I). José Reyes pilotou o vencedor, treinado por J. Suárez Villarroel. O argentino Capital Van (Van Nistelrooy) formou a dupla a 2 corpos.  Tempo de 1:38.89 para a milha na raia de areia.

Diante das informações que anunciam a liquidação do importante Haras La Biznaga, em 2018, Atomica Oro protagonizou vitória das mais simbólicas na Polla de Potrancas (gr.I) de Palermo, no último fim de semana. A pensionista Roberto M. Bullrich, contando com direção de Fabricio Barroso, suplantou a ganhadora a Juvenile Fillies (gr.I) no festival da Carrera de Las Estrellas, Positive Mind, por 2 corpos e ½. Filha de Orpen e Stormy Atorranta (La Vagoneta), Atomica Oro – criada e pertencente ao La Biznaga – parou os relógios em 1:33.84 para os 1.600 metros na areia.

No páreo dos potros, outro monumento da criação argentina impôs a qualidade de sua criação. The Great Day, filho de Harlan’s Holiday e The Great Glory (Honour And Glory), rendeu a Polla de Potrillos (gr.I), em 1.600m na pista de areia, para o Haras Firmamento. Conduzido por Luciano Cabrera, The Great Day derrotou Puerto Real (Pure Prize) por ¾ de corpo. Grito de Amor (Emperor Jones), que vinha de massacrar seus adversários nos 2000 Guineas (gr.I) e de quem muito se esperava, esmoreceu por completo na reta final, amargando a décima colocação. Tempo de 1:33.84 para o pupilo de Juan C. Etchechoury.

Por fim, tiveram vez os uruguaios – também no primeiro final de semana de setembro. Monje Negro, filho de Ecclesiastic e Victory (Gigoló), de criação e propriedade do Haras La Orqueta, prevaleceu na Polla de Potrillos (URU-gr.I), em 1.600m na pista de areia. O brasileiro Gauche (Nedawi), de criação do Haras Santa Rita da Serra, finalizou na segunda colocação, a apenas ¾ de corpo. Conduzido por Luis Cáceres e treinado por Edgart Martínez, Monje Negro percorreu os 1.600 metros na areia, em Maroñas, no tempo de 1:35.70.

Bamba Y Bamba, filha de Smarty Jones e Bamba Plus (Alpha Plus), de criação do Haras Santa Lucia de La Candelaria e propriedade do Stud Alejo, conquistou a Polla de Potrancas (URU-gr.I) em Maroñas. Sob comando de Fabio Guedes, Bamba Y Bamba alcançou a linha de sentença 1 corpo adiantada em relação a La Mansa Nistel (Van Nistelrooy). Treinada por Héctor Bacigalupi, Bamba Y Bamba precisou de 1:35.88 para completar a distância dos 1.600 metros sobre pista de areia.

Entre os ganhadores das provas acima mencionadas – aos quais, para fins de análise, se juntam Gibraltar Point e Lepate Goose – há considerável fator em comum, que vai além da questão territorial. À exceção de The Great Day e da dupla brasileira, todos os outros sete animais possuem, em seus pedigrees, a presença de Mr. Prospector. Quatro deles (Bamba Y Bamba, Monje Negro, Happy Valley e Robert Bruce), aliás, contam com duplicações do semental em seu pedigree. Imbreeds em Northern Dancer também se fazem comuns ao lote, ocorrendo nas filiações de Bamba Y Bamba, Atomica Oro, Robert Bruce e Gibraltar Point. O potro do Haras Kigrandi, aliás, é quem apresenta o maior número de duplicações do aludido chefe de raça: quatro no total.

Mais notícias

OSAF divulga relação de extraclassificados inscritos no GP Latinoamericano

Prova será realizada no dia 14 de março, em San Isidro.

Com autoridade, Nice Dream vence o GP Octávio Dupont (G3)

Potranca do Stud Monrêve conquistou seu batismo clássico.

Firme e fácil, Ushuaia Ibiza retorna com vitória, em listed

Melhor Milheiro do último Troféu Mossoró, defensor do Stud Habeas Corpus venceu o Clássico Luiz Rigoni (L).