01 jun 2019 | 17:14:45

Anthony Van Dyck, o sétimo Derby de Aidan O’Brien

Responsável por 4 dos 5 primeiros colocados, treinador irlandês igualou os maiores vencedores do Epsom Derby (gr.I) após conquista do filho de Galileo.


Anthony Van Dyck (dir.) prevaleceu em final eletrizante.

Imagem: Steven Cargill/QIPCO

Na véspera da prova, vários foram os veículos e jornalistas que chamaram atenção para o fato de que Aidan O’Brien encilharia 7 dos 13 concorrentes do Epsom Derby (gr.I) deste sábado (1). Depois dos pouco mais de 2 minutos e 33 segundos pelos quais a disputa perdurou, o treinador irlandês seguiu nas manchetes dos noticiários. Em razão de outro fato, porém: além do ganhador Anthony Van Dyck, O’Brien emplacou os terceiro, quarto e quinto lugares na prova mais tradicional do turfe britânico – que teve, em 7 de suas edições, animais treinados por O’Brien sagrados vencedores.

Corrido de alcance por Seamie Heffernan, Anthony Van Dyck costurou sua atropelada, durante a reta final. Nos lances decisivos, foi parar rente à cerca interna – enquanto outros 4 animais disputavam, galão a galão, a primeira posição. Em final eletrizante, sacou ½ corpo sobre Madhmoon (Dawn Approach), que por sua vez livrou focinho de vantagem sobre Japan (Galileo). Broome (Australia) foi o quarto e o favorito Sir Dragonet (Camelot) finalizou em quinto, a apenas ¾ de corpo do primeiro colocado.

Vindo de vencer o Trial Derby Stakes (L), Anthony Van Dyck já havia vencido, igualmente, o Futurity Stakes (gr.II) e o Tyros Stakes (gr.III), aos 2 anos. Criado na Irlanda por Orpendale, Chelston & Wynatt e pertencente a Mrs. John Magnier, Michael Tabor & Derrick Smith, Anthony Van Dyck soma 5 vitórias em 9 saídas. Sua mãe é a australiana Believen’succeed (Exceed And Excel).

Agora, Aidan O’Brien figura ao lado dos maiores vencedores do Epsom Derby em todos os tempos. Robert Robson, John Porter e Fred Darling são os outros 3 treinadores com 7 vitórias, cada.

Mais notícias

ABCPCC e Rede Tryp/Meliá renovam parceria para o fim de semana do GP São Paulo

Turfistas poderão aproveitar tarifas promocionais nos hotéis da rede na festa máxima do turfe paulista

Santa Anita: Tiago Josué Pereira vence 4 numa única reunião

Bridão brasileiro foi um dos destaques da jornada realizada no último sábado, tendo vencido, inclusive, stakes com Touching Rainbows.

EUA: garanhões nascidos a partir de 2020 terão limitação de coberturas

Regra, agora formalizada, do Jockey Club estadunidense limitará o número de 140 éguas, por temporada, a serem padreadas por garanhões nascidos a partir de 2020.