28 dez 2023 | 13:04:53

Aos 27 anos, Forestry morre, no Paraná

Filho de Storm Cat notabilizou-se enquanto reprodutor e avô materno de grande destaque, em ambos os hemisférios.


Forestry notabilizou-se como reprodutor e avô materno de reconhecimento internacional.

Imagem: Thoroughbred Daily News (Arquivo)

No início da noite de quarta-feira (27), morreu, no Paraná, o reprodutor Forestry. Aos 27 anos, o garanhão figurava como um dos mais longevos e bem sucedidos reprodutores de toda a América do Sul.

A informação foi prestada pelo Dr. Joaquim Antunes, veterinário chefe do Haras São José da Serra (São José dos Pinhais/PR). Forestry faleceu em decorrência de problemas de saúde provocados pela idade senil. 

Criado por Robert S. Evans, nos Estados Unidos, Forestry nasceu em 1996. Filho de Storm Cat e Shared Interest (Pleasant Colony), restou adquirido, no Selected Yearling Sales de Keeneland, em 1996, por Aron & Marie Jones, no valor de US$ 1,5 milhão.

Forestry competiu, exclusivamente aos 3 anos. Em 11 saídas, obteve 7 primeiros lugares. O King's Bishop Stakes (G1), em Saratoga, representou seu principal êxito. O Dwyer Stakes (G2), em Belmont Park, e o San Pedro Stakes (L), em Santa Anita, representaram seus outros dois troféus black type. Forestry encerrou sua campanha com um quarto lugar na Breeders' Cup Sprint (G1), prova em que competiu sob a condição de favorito e que restou vencida por Artax, em novembro de 1999.

Com pouco mais de US$ 590 mil em somas ganhas, Forestry ingressou na reprodução no ano 2000, na Taylor Made, no Kentucky. Logo em sua primeira geração revelou, dentre outros, Forest Danger, um ganhador do Carter Handicap (G1). Também pertence à geração inaugural do reprodutor, um elemento que ajudaria edificar a bem sucedida faceta de Forestry, enquanto avô materno: Roger's Sue, por sua vez mãe da múltipla ganhadora de G1, Turbulent Descent. 

Nos anos seguintes, Forestry tanto revelou bons corredores, no concorridíssimo mercado norte-americano, quanto destacou-se pelo já mencionado sucesso de seus netos maternos. Ganhador do Preakness Stakes (G1), Shackleford foi, ao lado do nosso conhecido Discreet Cat, por sua vez vencedor da Cigar Mile (G1) e do UAE Derby (G2), o principal produto do garanhão, nas pistas dos Estados Unidos. Vencedor do Kentucky Derby (G1) e hoje reprodutor na Darley, Nyquist (Uncle Mo) representou a mais importante bandeira, dentre os netos de Forestry, em meio a uma extensa gama de animais de expressão - da qual participam, também, Bobby's Kitten, Camelot Kitten, Rushing Fall, Country Grammer, dentre outros. 

Em 2014, Forestry foi adquirido por um grupo de criadores brasileiros, passando a servir e a residir, desde então, no Haras São José da Serra. Produziu, até aqui, 18 ganhadores clássicos, no Brasil (sem prejuízo dos resultados obtidos por sua prole nacional, no Uruguai), incluindo o rol de vencedores de G1 composto por Oceano Azul, Itaperuna, Gata Y Flor e Hembra.

No ano de 2016, a Blood Horse publicou a lista dos então 250 avôs maternos de maior sucesso, levando em consideração o AEI (Average Earnings Index), pelo qual se realiza a comparação dos prêmios obtidos pela prole de um determinado animal versus a média nacional. Forestry ocupou 175ª posição e, dentre os filhos de Storm Cat, ficou atrás, apenas, de Giant's Causeway. Na atual temporada, o ranking de avôs maternos, no hemisfério norte (também de coordenação e publicação da Blood Horse) aponta Forestry na 36ª posição - à frente de nomes como Into Mischief e Shamardal.

A última geração de Forestry nasceu em 2022 e estreará, portanto, a partir de 2025. Dela, fazem parte 13 produtos.

 

Mais notícias

Grande Prêmio São Paulo: pré-inscrições acontecem na segunda-feira (24); confira a resolução

Festival máximo do turfe paulista acontecerá entre os dias 5 e 7 de maio, em Cidade Jardim.

Olympic Justin conquista novo troféu no Clássico Bal A Bali (L)

Defensor do Stud Happy Again conquistou seu segundo black type consecutivo.

Mapa da Extensão do Leilão de Coberturas e do Leilão Extraordinário de Coberturas ABCPCC

Leilões foram realizados via WhatsApp, com encerramento no dia 18 de julho.