29 maio 2022 | 14:25:47

Aos 86 anos, morre Lester Piggott

Dono de carreira talhada a troféus e grandes cavalos, britânico esteve entre os melhores jóqueis de todos os tempos.


Lester Piggott: uma lenda do esporte

Imagem: Herald Sun

Morreu neste domingo (29), na Suíça, Lester Piggott. Um dos melhores jóqueis do século XXI e, talvez, a maior lenda de sua classe, dentre aqueles que atuaram no pós-guerra, Piggott tinha 86 anos e, por ora, não há informações sobre a causa mortis.

Seu genro, o treinador William Haggas, declarou ao The Guardian que sua esposa – e filha de Piggott – Maureen pretende emitir uma declaração, nas próximas horas.

Com 4.493 vitórias, Piggott emprestou seu talento a uma infinidade de fardas, treinadores e, principalmente, animais. Considerando ter sido ele o jóquei de corredores como Nijinsky, Alleged, The Minstrel e Sir Ivor, é possível afirmar que a história do turfe, no século XX, teve, por várias vezes, o nome de Piggott como elemento obrigatório, em suas linhas.

Vencedor da estatística britânica por 11 vezes (de modo ininterrupto entre 1964 e 1971), Piggott é o recordista de vitórias na prova mais tradicional do turfe britânico: o Epsom Derby (G1), que restou conquistado pelo bridão por 9 oportunidades.

Após comunicar sua aposentadoria, em 1985, Piggott retomaria a carreira 5 anos depois. Apenas 10 dias após voltar a montar, levou Royal Academy à vitória na Breeders’ Cup Turf Mile (G1) de 1990, numa de suas mais icônicas conquistas (replay abaixo).

Em 1995, Piggott aposentou-se, em definitivo.

Mais notícias

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (3ª edição)

Luan Machado mantém rotina de vitórias nos Estados Unidos. Imagem: Arquivo pessoal/Instagram ESTADOS UNIDOS LUAN MACHADO (L. S. Machado): Continuando sua rotina de vitórias, no último dia 10 Luan foi para a foto no Hipódromo de Thistledown, em um maiden special weight, pilotando Fast Felix. Eleito favorito da competição pelo público apostador, o vencedor, em belo final, deixou o segundo colocado... [continua ]

No quilômetro, Qatar do Iguassu vence o “Herculano de Freitas”

Potro do Haras Rio Iguassu também brilho na abertura da festa paulista.

Copa Precocidade e Velocidade: remates ultrapassam meio milhão; confira as seletivas

Apostas foram realizadas na noite deste sábado (5) e totalizaram R$ 500.849,00. Seletivas carioca e paulista também foram sorteadas.