29 maio 2022 | 14:25:47

Aos 86 anos, morre Lester Piggott

Dono de carreira talhada a troféus e grandes cavalos, britânico esteve entre os melhores jóqueis de todos os tempos.


Lester Piggott: uma lenda do esporte

Imagem: Herald Sun

Morreu neste domingo (29), na Suíça, Lester Piggott. Um dos melhores jóqueis do século XXI e, talvez, a maior lenda de sua classe, dentre aqueles que atuaram no pós-guerra, Piggott tinha 86 anos e, por ora, não há informações sobre a causa mortis.

Seu genro, o treinador William Haggas, declarou ao The Guardian que sua esposa – e filha de Piggott – Maureen pretende emitir uma declaração, nas próximas horas.

Com 4.493 vitórias, Piggott emprestou seu talento a uma infinidade de fardas, treinadores e, principalmente, animais. Considerando ter sido ele o jóquei de corredores como Nijinsky, Alleged, The Minstrel e Sir Ivor, é possível afirmar que a história do turfe, no século XX, teve, por várias vezes, o nome de Piggott como elemento obrigatório, em suas linhas.

Vencedor da estatística britânica por 11 vezes (de modo ininterrupto entre 1964 e 1971), Piggott é o recordista de vitórias na prova mais tradicional do turfe britânico: o Epsom Derby (G1), que restou conquistado pelo bridão por 9 oportunidades.

Após comunicar sua aposentadoria, em 1985, Piggott retomaria a carreira 5 anos depois. Apenas 10 dias após voltar a montar, levou Royal Academy à vitória na Breeders’ Cup Turf Mile (G1) de 1990, numa de suas mais icônicas conquistas (replay abaixo).

Em 1995, Piggott aposentou-se, em definitivo.

Mais notícias

Troféu Mossoró será transmitido ao vivo

Premiação será transmitida pela TV Turfe/RJ, logo após o último páreo de Saratoga (marcado para as 19h13).

Nice Lady mantém invencibilidade no GP Cordeiro da Graça (gr.II)

Filha do nacional Taludo pertence ao Stud Happy Again.

Em êxito histórico, Queen of Clubs levanta o "Ciudad de Montevideo"

Treinada em Porto Alegre por Adriano Soares, potranca da Coudelaria F.B.L. levantou o G1 das fêmeas na festa maior do turfe uruguaio.