29 maio 2022 | 11:25:47

Aos 86 anos, morre Lester Piggott

Dono de carreira talhada a troféus e grandes cavalos, britânico esteve entre os melhores jóqueis de todos os tempos.


Lester Piggott: uma lenda do esporte

Imagem: Herald Sun

Morreu neste domingo (29), na Suíça, Lester Piggott. Um dos melhores jóqueis do século XXI e, talvez, a maior lenda de sua classe, dentre aqueles que atuaram no pós-guerra, Piggott tinha 86 anos e, por ora, não há informações sobre a causa mortis.

Seu genro, o treinador William Haggas, declarou ao The Guardian que sua esposa – e filha de Piggott – Maureen pretende emitir uma declaração, nas próximas horas.

Com 4.493 vitórias, Piggott emprestou seu talento a uma infinidade de fardas, treinadores e, principalmente, animais. Considerando ter sido ele o jóquei de corredores como Nijinsky, Alleged, The Minstrel e Sir Ivor, é possível afirmar que a história do turfe, no século XX, teve, por várias vezes, o nome de Piggott como elemento obrigatório, em suas linhas.

Vencedor da estatística britânica por 11 vezes (de modo ininterrupto entre 1964 e 1971), Piggott é o recordista de vitórias na prova mais tradicional do turfe britânico: o Epsom Derby (G1), que restou conquistado pelo bridão por 9 oportunidades.

Após comunicar sua aposentadoria, em 1985, Piggott retomaria a carreira 5 anos depois. Apenas 10 dias após voltar a montar, levou Royal Academy à vitória na Breeders’ Cup Turf Mile (G1) de 1990, numa de suas mais icônicas conquistas (replay abaixo).

Em 1995, Piggott aposentou-se, em definitivo.

Mais notícias

Maroñas: Fitzgerald brilha em solo uruguaio

Crioulo do Haras Santa Maria de Araras dominou o Clásico Otoño (L).

De ponta a ponta, Jorel sagra-se herói da Copa ABCPCC Clássica Matias Machline (G1)

Filho do nacional Chronnos garantiu ao Stud Pedudu o bicampeonato da prova central do festival da Copa dos Criadores.

Little Bad Girl aprova aumento da distância e vence a PE Joiosa

Potranca do Haras Figueira do Lago levou a melhor na preparatória para o Carlos Gilberto e Carlos Telles da Rocha Faria (gr.II).