27 jun 2025 | 19:35:46

Atualização: aos 89 anos, Wayne Lukas falece nos Estados Unidos

Dias após o anuncio de sua aposentadoria, lendário treinador norte-americano deixa de luto a comunidade turfística internacional.


Uma lenda do esporte: Wayne Lukas tem nome posicionado entre os maiores de todos os tempos.

Imagem: Trainers Magazine

Poucos dias após ter sua aposentadoria anunciada, Darrell Wayne Lukas, um dos maiores treinadores da história dos cavalos de corrida, faleceu, neste domingo (29), nos Estados Unidos.

Despedindo-se da vida e da profissão, ainda em plena atividade, Lukas deixa, para a classe dos treinadores, bem como para a comunidade turfística internacional, legado digno dos seus maiores ícones.

O norte-americano se encontrava com 89 anos de idade.

Mestre em educação pela Universidade do Wisconsin e chegando a ser técnico de basquete, foi no turfe, todavia, que Lukas brilhou, de modo precoce - e longevo. Iniciando sua trajetória como treinador de cavalos Quarto-de-Milha, na década de 1960, na Califórnia, o profissional obteve sucesso imediato e retumbante. Dez anos depois, então, Lukas migrou para o mundo do Puro-Sangue Inglês. Mesmo com a mudança de raças e dinâmicas do esporte, em relação a cada uma delas, manteve seu status de fenômeno da atividade.

Na Breeders' Cup, Lukas obteve, nada menos, do que 20 vitórias. Com um troféu a mais do que Bob Baffert, mantém-se enquanto recordista do festival.

No Kentucky Derby, encilhou 4 vencedores. Tamanha sua significância para as corridas de cavalo e, igualmente, para o mítico páreo em questão, Lukes tem dedicada a si uma seção inteira do museu do Kentucky Derby, localizado nas dependências de Churchill Downs.

Inobstante as inúmeras taças, o profissional foi o primeiro, de sua categoria, a treinar animais que ultrapassaram a marca de US$ 100 milhões, em premiações.

Southern Halo, Azeri, Dynaformer, Winning Colors, Thunder Gulch e Cara Rafaela são apenas alguns dos inesquecíveis exemplares que tiveram dedicados a si o talento de Lukas, no seu ofício diário.

Notório pelo seu trato simples e bom humor, Lukas fez-se, além de admirado, indivíduo bastante querido pelos seus colegas de profissão. Com seu chapéu de caubói, em cima de um punga, logo nas primeiras horas do dia, Lukas era uma atração, por si só, nos matinais dos principais hipódromos dos Estados Unidos.

Tour Player, no último dia 6 de junho, ao vencer um allowance, em Churchill Downs, marcou o 4.953º e derradeiro  êxito de Lukas, enquanto treinador de cavalos PSI - em mais de 30 mil inscrições.

Mais notícias

Ecos de Royal Ascot

Principal festival do turfe britânico foi emblemático para alguns de seus mais conhecidos personagens, reafirmou dominâncias e apresentou nomes interessantes às principais disputas do calendário europeu.

ABCPCC entrevista: Diogo Campos de Araújo

Diogo Campos de Araújo. Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB O fator renovação, de longa data, vem sendo apontado como uma das mais desafiadoras tarefas do turfe brasileiro. Inobstante a dificuldade de se conquistar um novo público para as corridas, o comum insucesso, em se perpetuar, de pais, para filhos e netos, a batuta de um haras ou cocheira, são condições que... [continua ]

Sem sustos, Daffy Girl vence o Clássico Marcos Ribas de Faria (L)

Craque do Araras obteve sua primeira vitória em 2017