03 mar 2024 | 22:22:20

Apolo Dez dita o ritmo no GP Prof. Nova Monteiro (G3) e vai ao "Latino"

Potro do Stud São Francisco da Serra é filho do - precocemente - desaparecido Holding Glory.


Arenático de alto padrão, Apolo Dez segue, "de malas prontas", para o Peru.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Seletiva do Rio de Janeiro para o GP Latinoamericano (G1), o Grande Prêmio Professor Nova Monteiro (G3), em 1.900m na raia de areia (leve), para animais de 3 e mais anos, foi disputado neste domingo (3), no Jockey Club Brasileiro. Com autoridade, venceu - e carimbou seu passaporte para o Peru - Apolo Dez, 3 anos, filho do nacional (precocemente desaparecido) Holding Glory e Pleine Lune (Crimson Tide), de criação de Ulisses Lignon Carneiro e propriedade do Stud São Francisco da Serra.

Pelo menor caminho, Wilkley Xavier não titubeou e, fazendo valer a baliza 1, mandou seu Apolo Dez para a ponta, após a partida. Uma Vez Flamengo, 1 corpo atrás do ponteiro, ocupava o segundo posto. Polish Power corria em terceiro. Lancelot Kitten e Xexonoe completavam o lote dos cinco primeiros - todos eles potros de 3 anos.

O panorama da competição somente veio a se alterar quando os competidores atingiram a reta final. Nesse ponto, Apolo Dez desvencilhou-se, com notória rapidez, de Uma Vez Flamengo. Polish Power ensaiava um arremate. Do bloco de trás, Last Fantastic e L'Ente Supremo encampavam suas atropeladas.

Colocado para correr, Apolo Dez não deu qualquer chance de aproximação, aos seus adversários. Construindo, galão a galão, uma vitória maiúscula, Apolo Dez cruzou o disco de chegada 4 corpos e 1/2 à frente de L'Ente Supremo. Uma Vez Flamengo foi o terceiro colocado. King Four e Last Fantastic completaram o marcador.

Depois, Polish Power, Lancelot Kitten, Charles do Bronx, Xexonoe e Mamba Mentality. Não correu: Air Ball.

Mantido em estado exuberante por Julio Cezar Sampaio, Apolo Dez conquistou sua 4ª vitória em 9 corridas. No seu 2º êxito clássico, completou a distância na marca de 1:59.46.

Mais notícias

Anuário de Garanhões: inscrições somente até sexta-feira (28/1)

Publicação reunirá os principais reprodutores do Brasil, em 2022. Inscrições, ao custo de R$ 1.000,00, darão direito, além da participação do garanhão, ao recebimento de 10 exemplares.

Criação: aos 11 anos, Sum of The Parts desfalca criação

Filho de Speighstown vinha realizando sua terceira temporada de monta, no Brasil.

ABCPCC entrevista: Gonçalino Feijó de Almeida

Jóquei talhado às grandes conquistas, nas pistas do Brasil e no exterior, Gonçalino Feijó de Almeida fez do apelido Goncinha sinônimo de momentos gloriosos das corridas de cavalo.