07 jan 2018 | 19:37:13

Argentina: polêmica envolvendo taxa provoca cancelamento de reunião em San Isidro

Imbróglio relacionado à taxa equivalente a aproximados R$ 170,00 instituída pelo hipódromo e contestada pelos profissionais impediu a realização de corridas, em San Isidro, na última sexta-feira.


San Isidro: início turbulento de 2018

Imagem: La García

O ano de 2018 começou turbulento para o turfe argentino. No final de dezembro, o Hipódromo de San Isidro anunciou que, a partir de 1º de janeiro de 2018, as inscrições ficariam condicionadas ao pagamento de uma taxa de 1.000 pesos (algo em torno de R$ 170,00). Os valores, por sua vez, se destinariam ao custeio de despesas do serviço veterinário e laboratório químico. A casta profissional logo reagiu, em contrariedade à medida. Por fim, a reunião da última sexta-feira (5) restou cancelada.

No dia 2 de janeiro o website Turf Diario publicou matéria relatando que a Gremial de Professionales e a Asociación de Proprietários entraram em rota de colisão. A entidade dos proprietários decidiu não apoiar a decisão da Gremial de Professionales em orientar o boicote, de inscrições e montarias, para a reunião do dia 5.

A tensão aumentou, ainda mais, um dia depois, quando o Hipódromo de San Isidro circulou comunicado repreendendo as iniciativas pretendidas pela Gremial de Professionales, as quais classificou como “atitudes de índole mafiosa”. Em contrapartida, não houve assinatura de montarias para a reunião do dia 5, composta por 11 páreos de campos pouco numerosos. Um deles, inclusive, com apenas 3 animais.

Por fim, na sexta-feira, o Hipódromo de San Isidro decidiu suspender as corridas. Em que pese a frustração decorrente de tal fato, o cancelamento da reunião, conforme informado pelo website do tabloide Diário Popular, resultou de uma reunião entre representantes da Gremial de Professionales e do Hipódromo de San Isidro.

Os profissionais exigiram – e San Isidro acatou – que, num primeiro momento, a cobrança da taxa de 1.000 pesos fosse suspensa para a realização de inscrições e assinatura de montarias, junto à reunião do próximo dia 10. Como uma segunda reivindicação, que a cobrança da taxa restasse discutida na assembleia geral extraordinária da diretoria da Gremial, convocada para amanhã (8).

As inscrições para a provável reunião da próxima quarta-feira (10) deverão ser realizadas até as 13 horas desta segunda-feira.

No Brasil, a cobrança de taxa de inscrições traduz prática disseminada dos clubes promotores de corridas, inclusive do Jockey Club Brasileiro, que alardeia possuir folgada sobra de caixa.

Mais notícias

GP São Paulo: balizas são sorteadas

Eleito, do Stud Mestre, largará da baliza de número 1 na prova máxima do turfe paulista.

Nota de Falecimento: Numy Tsitsimitse

Titular do Stud Numy e notabilizado enquanto proprietário do inesquecível Flying Finn, faleceu Numy Tsitsimitse. A ABCPCC presta condolências e votos de luto à família e amigos. Abaixo, a nota do Jockey Club Brasileiro. Faleceu nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, o egípcio Numy Tsitsimitse, titular do Stud Numy. Apaixonado pelo turfe e pelo Rio de Janeiro, cidade que há muitos anos... [continua ]

Viés De Alta mostra forma para os clássicos

Alazão do Stud Alvarenga venceu a Prova Especial Super Power.