02 fev 2021 | 21:01:10

Authentic vinga no Eclipse Awards: “uma pule de dez” na premiação norte-americana

Filho de Into Mischief, recém retirado à reprodução, foi eleito Cavalo do Ano do Estados Unidos, em 2020.

Authentic: o craque do turfe norte-americano, em 2020

Imagem: Debora Roma/Daily Racing Form

No último final de semana, foram conhecidos os nomes dos vencedores do Eclipse Awards referente à temporada 2020. Principal premiação do turfe norte-americano, a cerimônia, em obediência aos padrões de distanciamento social, foi realizada de modo online, com transmissão pelo YouTube. No posto de seu principal ganhador, uma “pule de dez”: Authentic.

Ganhador do Kentucky Derby (G1) e da Breeders’ Cup Classic (G1), o filho de Into Mischief, recentemente incorporado à reprodução, tanto restou coroado como Cavalo do Ano, quanto na categoria de Melhor Potro de 3 anos.

Batido por Authentic na “Classic”, Improbable, que, em 2020 conquistou uma trinca de provas de graduação máxima, venceu na categoria de Melhor Cavalo Adulto.

Tendo bancado, por outro lado, a algoz de Authentic, no Preakness Stakes (G1), a fêmea Swiss Skydiver restou eleita Melhor Potranca de 3 anos. Entre as éguas mais velhas, Monomoy Girl, bicampeã da Breeders’ Cup Distaff (G1), recebeu seu segundo Eclipse Award, agora de Melhor Égua Adulta – sendo que, há 2 anos, foi a Melhor 3 anos da América.

Ganhadores da Breeders’ Cup Juvenile (G1) e da Breeders’ Cup Juvenile Fillies (G1), respectivamente, Essential Quality e Vyquist foram aclamados Melhor Potro de 2 anos e Melhor Potranca de 2 anos, nessa ordem. 

Vencedor do Sword Dancer Stakes (G1) e do Joe Hirsch Turf Classic Stakes (G1), Channel Maker foi o Melhor Cavalo em Raia de Grama. Na categoria correspondente, das éguas, não houve quem tirasse da excepcional Rushing Fall a premiação. Whitmore, que, no auge dos 7 anos, venceu a Breeders’ Cup Sprint (G1), recebeu o título de Melhor Velocista. Já a Melhor Velocista Fêmea foi a supersônica Gamine, vencedora da Breeders' Cup Filly & Mare Turf (G1).

Nome vinculado a animais como Monomoy Girl e Essential Quality, sem contar o “transformar de água em vinho”, visto com Knicks Go, Brad Cox interrompeu uma sequência de 4 títulos de Chad Brown na categoria de Melhor Treinador. Irad Ortiz Jr., pelo terceiro ano seguido, foi o Melhor Jóquei.

Entre os criadores, troféu para a WinStar Farm. Na classe de proprietários, a premiação coube à Godolphin.

Abaixo, a íntegra do Eclipse Awards 2020.

Mais notícias

Per-Piacere atropela com sucesso no Clássico Marcos Ribas de Faria (L)

Filha do nacional Plenty of Kicks pertence ao Haras Rio Iguassu.

Ler na íntegra

Breeders’ Cup: conheça os animais sul americanos classificados para o festival

Série de corridas classificatórias para a Breeders’ Cup, disputadas na América do Sul, encerrou-se neste fim de semana, com a disputa do Gran Premio Pamplona (gr.I), no Peru.

Ler na íntegra

Criação: Berlino Di Tiger servirá na Jamaica

Crioulo do Haras Curitibano viajou para o país juntamente do ganhador de G1, Lion Tamer

Ler na íntegra