21 mar 2019 | 22:11:52

Bem-estar animal: a nova Instrução Normativa do MAPA e seus reflexos no mundo turfístico

Nova seção do website da ABCPCC tratará da pauta do bem-estar animal, sob a perspectiva da indústria do turfe. Na primeira publicação, questões relacionadas à proposta de Instrução Normativa do MAPA e suas implicações no cotidiano das corridas.


O website da ABCPCC trará, a partir desta semana, uma nova seção cujo conteúdo é dedicado à pauta do bem-estar animal, sob o contexto das corridas de cavalo – e dos cavalos de corrida. Na primeira publicação, a Dra. Laura Pereira Pinseta [1] aborda a proposta de Instrução Normativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), submetida a consulta pública no segundo semestre do ano passado e dedicada a “modernizar o fomento e a fiscalização das entidades turfísticas”.

 

O BEM-ESTAR ANIMAL AVANÇA NAS LEGISLAÇÕES DO TURFE

O que temos a ver com isso?

Em 30/08/2018 foi publicada, no Diário Oficial da União, a Portaria [2] n° 219 do Ministério da Agricultura (MAPA). A Portaria em questão teve como objetivo apresentar e divulgar a proposta de uma Instrução Normativa [3] dedicada a determinar ações de modernização, fomento e fiscalização de assuntos de viabilidade técnica e econômica dos hipódromos.

Os hipódromos terão 365 dias, contados da publicação oficial da Instrução Normativa, para elaborar e implementar as práticas descritas nela. A Instrução Normativa foi submetida à consulta pública por 90 dias e agora percorre os trâmites devidos, antes de ser publicada.

Nossa proposta é tratar da viabilidade técnica da implementação da Instrução Normativa, que corresponde ao seu capítulo 1. Ela é do interesse de todos, mas principalmente dos departamentos de turfe, jurídico, de assistência veterinária (DAV) e de fomento. Trata, sobretudo, das boas práticas com os animais, considerando os conceitos e conhecimentos modernos acerca do bem-estar animal.

Boas práticas com os animais, além de serem desejáveis e melhorarem o desempenho deles, opera como uma propaganda forte e honesta para a prática equestre.

Todas as entidades turfísticas oficiais terão de elaborar um “Plano de Boas Práticas” (PBP), previsto no Capítulo 1 da Instrução Normativa do Ministério da Agricultura. O PBP será um documento obrigatório para a realização de corridas e estabelece as condições e processos capazes de render boa qualidade de vida aos cavalos (elencando os procedimentos necessários, a frequência destes, os meios adequados de correção de inconformidades etc.)

Todas as ações levadas a cabo pelos hipódromos deverão ser registradas, bem como precisarão ser passíveis de identificação e checagem, quando submetidas a auditorias – sendo certo que o MAPA irá realizar atos de inspeção, nesse sentido. O PBP, no que diz respeito aos cavalos, terá que tratar de 4 assuntos: (i) boa alimentação, (ii) boa saúde, (iii) bom alojamento e (iv) bom comportamento.

A execução e o controle do PBP deverão ser realizados, obrigatoriamente, por um médico veterinário (Responsável Técnico) designado pelo respectivo hipódromo.

Na próxima semana, mais detalhes sobre o PBP e suas características [4].

 

[1] Médica veterinária, graduada pela Universidade de São Paulo (USP), Mestranda em Bem-Estar Animal na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenadora do setor de Radiologia do Hospital Veterinário do Jockey Club de São Paulo desde dezembro de 2013.

[2] “Documento oficial (...), baixado por autoridade pública e destinado a dar instruções ou fazer determinações de várias ordens”.

[3] A proposta de Instrução Normativa proposta pela Portaria MAPA nº 219/2018 encontra-se disponível aqui.

[4] Pesquisa e estruturação de conteúdo realizados com apoio de Luiz Carlos de Freitas Júnior (estudante de Medicina Veterinária).

Mais notícias

Nota de falecimento: Fernandinho Botelho

Faleceu neste sábado (28), aos 105 anos, no Rio de Janeiro, Fernando Ferreira Botelho, mais conhecido como Fernandinho, célebre atleta e um dos turfistas mais antigos do país. Conforme noticiado pelo website do Globo Esporte, Fernandinho restou vitimado por uma parada cardíaca. Primeiro goleiro profissional do time de futebol do Flamengo (razão pela qual restou imortalizado nos anais do clube),... [continua ]

London Moon e Twist And Shout têm seus desafios conhecidos

Comissão de corridas do Jockey Club Brasileiro divulgou, nesta quinta-feira (2), os campos dos Grandes Prêmios Francisco Eduardo & Linneo E. de Paula Machado (G1) e Diana (G1) - ambos com patrocínio do Araras Blood & Power.

For You Too encerra tarde de gala da criação Araras

Corredor do Stud Coral Gables marcou o quarto ponto do centro criatório de Julio Bozano, em provas de chamada clássica, no domingo, ao vencer a PE João Vieira.