Bicampeão da Breeders’ Cup Mile (gr.I), Lure morre nos Estados Unidos
Filho de Danzing encontrava-se alojado na Claiborne Farm, no Kentucky.
Componente do Hall of Fame dos cavalos norte-americanos e incluído na lista dos 100 melhores cavalos de corrida dos Estados Unidos no século XX, Lure morreu esta semana, no Kentucky. O castanho faleceu em virtude de enfermidades relacionadas à idade avançada (Lure encontrava-se com 28 anos).
Nascido na própria Claiborne Farm, em 1989. Lure (filho do chefe de raça, Danzig, na ganhadora de G1, Endear, por Alydar) competiu dos 2 aos 5 anos. Sob o treinamento de Shug McGaughey, obteve a primeira vitória na Breeders’ Cup Mile (gr.I), em Gulfstream Park, aos 3 anos, quando também se tornou recordista da milha (grama), no referido hipódromo, ao assinalar 1:32.90.
No ano seguinte, em Santa Anita Park, Lure voltou a vencer, de ponta a ponta, a BC Mile.
Além das duas emblemáticas vitórias, outros importantes êxitos compuseram o retrospecto do corredor. O Caesar International Handicap (gr.I), Bernard Baruch Handicap (gr.II), Elkhorn Stakes (gr.II), Gotham Stakes (gr.II), Ekhorn Stakes (gr.II), Manhattan Stakes (gr.II), Gotham Stakes (gr.II), Kelso Handicap (gr.III) e Turf Classic Stakes (gr.III) representam outros feitos da campanha de Lure.
Retirado à reprodução com 14 primeiros lugares obtidos em 25 apresentações – e mais de US$ 2,5 milhões em prêmios – Lure retornou à Clairborne Farm, em 1995. O corredor, todavia, acusou problemas de fertilidade, que levaram à empresa de seguros responsável pelo seu contrato indenizar a Clairborne Farm. Lure passou, então, à custódia da própria seguradora que, por sua vez, recebeu proposta da Coolmore para adquirir o garanhão. Servindo no Ashford Stud – a base norte-americana da Coolmore, no Kentucky – Lure revelou, na sua primeira geração – nascida em 1996 – Orpen, vencedor do Prix Morny (gr.I), na França, e que na década seguinte ocuparia posição de grande destaque na criação argentina. Da segunda geração de Lure destaca-se a fêmea England’s Legend (criada na França por Ecurie de Meautry), vencedora do Beverly D. Stakes (gr.I), nos Estados Unidos, e reprodutora clássica.
Em 9 gerações, Lure contou com apenas 119 produtos (média de 13,2 produtos por geração). Em 2004 Lure foi aposentado, passando a residir, desde então, na Claiborne Farm.