Brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (94ª edição)
Destaques da semana: João Moreira vence G1 no Japão; Luan Machado conquista preparatória para o Kentucky Derby e estatística em Turfway Park.
Moreira (esq.) e Luan: brilho intenso dos jóqueis brasileiros, no exterior.
Imagem: Horse Idol e Blood Horse
O brilho dos jóqueis brasileiros foi dos mais intensos, nos últimos dias, mundo afora.
Na madrugada desse domingo, João Moreira adicionou mais uma vitória de G1 para o seu currículo. Em Chukyo, no Japão, o "Fantasma" esteve no dorso de Satono Reve, que, por sua vez, conquistou o Takamatsunomiya Kinen (G1), em 1.200m na raia de grama, para produtos de 3 e mais anos.
O filho de Lord Kanaloa atropelou duro, com Moreira a bordo, e obteve uma bonita vitória, para a comemoração do piloto, após o disco. Essa foi a primeira vitória de G1 obtida pelo animal de 6 anos.
Na mesma reunião, Moreira obteve outras 3 vitórias, numa jornada e tanto, pelas raias japonesas.
Já nos Estados Unidos, Luan Machado garantiu sua segunda estatística consecutiva, no meeting de inverno e primavera, em Turfway Park. Muito bem estabelecido no concorrido turfe norte-americano, Luan encerrou a temporada, naquele hipódromo, com 51 vitórias conquistadas no dorso de animais que faturaram mais de US$ 2,5 milhões em prêmios.
A vitória na estatística foi, na realidade, a "cereja do bolo", de uma semana perfeita para Luan. Há poucos dias, o jóquei foi para a foto com o tordilho Final Gambit, da Juddmonte Farms, no Jeff Rubby Stakes (G3), que marcou o páreo mais bem dotado da história de Turfway Park (US$ 770 mil de bolsa) e garantiu o pensionista do renomado Brad Cox no starting gate do próximo Kentucky Derby (G1).
por Fábio Zerbini