20 fev 2026 | 19:08:19

Brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (99ª edição)

Destaque: Bernardo Pinheiro emplaca duas provas de G3 em menos de uma semana.


Labwah e Bernardo: vitória massacrante no UAE Oaks (G3).

Imagem: Emirates Racing Authority

Os profissionais brasileiros do turfe continuam a brilhar mundo afora. Em menos de uma semana, Bernardo Pinheiro conquistou duas provas de G3, nos Emirados Árabes, ratificando sua condição de um dos melhores jóqueis em atividade naquela localidade.

Nesta sexta-feira (20), Bernardo levantou o UAE Oaks (G3), no dorso de Labwah. Um pouco antes, no domingo (15), o bridão brasileiro já havia tido êxito na Jebel Ali Mile (G3), com Masmak.

Labwah (uma norte-americana, filha de Charlatan e War Tigress, por War Chant) vencera, em seu último compromisso, a prova preparatória, já com Bernardo no comando de suas rédeas. Hoje, a corredora, num êxito obtido de ponta a ponta, massacrou suas adversárias: cruzou o disco 7 corpos e 1/2 à frente de Yuno, que formou a dupla.

O páreo, disputado por fêmeas de 3 anos, na distância dos 1.900m na raia de areia de Meydan, com US$ 217 mil de dotação, representa a principal corrida reservada a potrancas na temporada turfística de Dubai.

No domingo passado, numa exibição de técnica e muito vigor, Bernardo levou Masmak ao disco na já mencionada Jebel Ali Mile (G3, 1.600m/areia, com US$ 190 mil de dotação), aberta à participação de produtos de 3 e mais anos, em Jebel Ali.

Em final que fez levantar o público presente ao hipódromo, Masmak (norte-americano de 5 anos, filho de Vino Rosso e Nite In Rome, por Harlan's Holiday) empatou, na primeira colocação, com David Of Athens - tendo sido este conduzido por James Doyle.

Mount Kosciuszko, pilotado pelo também brasileiro Silvestre de Sousa e mandado à raia por Julio Olascoaga e Antonio Luiz "Tolú" Cintra, ficou com a terceira colocação, agarrado à dupla vitoriosa - que completou a milha no tempo de 1:37.37.

Tanto Labwah quanto Masmak recebem o treinamento de Salem bin Ghadayer e pertencem ao Sheikh Hamdan bin Mohammed Al Maktoum. Ou seja, conexões com as quais Bernardo revela-se mais do que afinado, no grande momento de sua carreira.

por Fábio Zerbini

Mais notícias

SP: Old Farm garante vaga na final da "Copa"

Potranca do Haras H. Oliva/Stud Alegrete Baita Show venceu sua seletiva para a final da Copa Precocidade e Velocidade.

Em sua quarta tentativa, Skippylongstocking vence a Pegasus e deixa os favoritos para trás

Corredor de 7 anos obteve a mais importante vitória de sua campanha, em dobrada das cocheiras de Saffie Joseph Jr.

Nobility reencontra o caminho das vitórias, em Porto Alegre

Defensora de Alberto J. Tiellet Miorim venceu o Clássico Presidente Olinto Borba Streb.