30 ago 2019 | 18:40:52

Canadá: Eurico Rosa da Silva se aposentará ao final do ano

Jóquei brasileiro, notabilizado como um dos melhores pilotos do turfe canadense, em sua história, pendurará o chicote ao final da temporada.


Eurico Rosa da Silva fez história no turfe canadense.

Imagem: Michael Burns/TDN.com

Uma das revelações de Cidade Jardim, no início dos anos 90, posteriormente consagrado no Canadá, Eurico Rosa da Silva pendurará o chicote ao final da temporada canadense, no próximo mês de dezembro. Sua decisão foi amplamente repercutida por diversos veículos da mídia especializada, nos últimos dias.

Aos 44 anos, Eurico (no exterior muito mais conhecido pelo seu último sobrenome, da Silva, do que pelo intermediário, o qual constava nos programas oficiais do Brasil) porá números finais a uma carreira que, além de vitoriosa, ainda mantém seu auge. Foi ele o ganhador das últimas 4 estatísticas no Canadá, além de ter batido, no ano passado, o número recorde de vitórias, numa única temporada, em Woodbine: 237 êxitos, sendo que a marca anterior, de 221 primeiros lugares, pertencente a Mickey Walls, perdurava desde 1991.

Em declarações dadas ao noticiário Toronto Sun, Eurico afirmou ter decidido pela aposentadoria por desejar dedicar-se mais à família.

“Eu cresci sozinho, com pouco contato familiar. Eu não quero que isso aconteça, agora, em relação aos meus filhos. Os dias na atividade são desgastantes. Estou cansado”, afirmou.

Eurico despontou no dorso, dentre outros animais, de Franz Post. O animal do Haras Faxina venceu, no ano de 1994, os Grandes Prêmios Derby Paulista (gr.I) e Jockey Club de São Paulo (gr.I). Depois de jornada pelo turfe de Macau, o bridão desembarcou no Canadá em 2004. Lá, conquistou 6 estatísticas e por duas vezes venceu o Queen’s Plate (gr.I). Em 2017, levantou, no Japão, o World All-Star Jockeys Challenge.

Após colocar um ponto final em sua carreira de jóquei, Eurico deverá dedicar-se à profissão de coach de atletas – além de passar uma maior parte de seu tempo, ao lado da família, com a qual mora em Campbellville.

“Eu vou dar o máximo de mim nesses últimos 4 meses. Até o dia 15 de dezembro eu estarei disponível para montar qualquer cavalo e farei o meu melhor. Agora é hora de retribuir a eles o que eles sempre me proporcionaram”, declarou.

Mais notícias

Em dia de Stud Magia, Karl Marx vence teste para o Derby

Bisando a conquista de Kenlova no páreo anterior, Karl Marx levantou o Clássico Emerson (L).

Essential Lord levanta a Copa ABCPCC Velocidade Mário Belmonte Moglia (gr.III)

Defensor de Haras Nacional & Niju abriu as disputas da Copa dos Criadores 2018.

Maroñas: Vozniacki comanda dupla brasileira em G3

Filha do nacional Mr. Nedawi, crioula do Haras Old Friends prevaleceu no Clásico Fomento (gr.III). Fustic foi a segunda colocada.