30 abr 2026 | 20:59:47

Chegou a hora da festa paulista: o GP São Paulo - BTG Pactual pede passagem

Três dias de corridas, leilões e expectativa de grande público dão o tom do festiva paulista mais aguardado dos últimos tempos.


Com novos ventos soprando por entre as cocheiras, dependências e arquibancadas do Jockey Club de São Paulo - que vêm despertando enorme esperança de turfistas de todo o país, justamente no momento mais crítico vivido pelo clube, em sua centenária história -, o Hipódromo de Cidade Jardim servirá de palco para mais uma edição de sua festa máxima.

Entre sexta-feira e domingo, três reuniões - ladeadas por leilões que, desde meados da semana, movimentam a véspera das corridas - mexerão com os apaixonados pelo esporte das rédeas. O momento mais aguardado do meeting, obviamente, ficará a cargo do Grande Prêmio São Paulo - BTG Pactual (G1).

A exemplo de todas as demais corridas do final de semana, a prova máxima paulista, recebedora, desta feita, de chamativo patrocínio, teve anunciado como garantido o pagamento de sua premiação.

Abaixo, um passeio pelos destaques da luxuosa programação.

Em meio a tamanha expectativa, equilíbrio na mesma medida: um "São Paulo imprevisível"

Não raramente utiliza-se do chavão que a edição de uma determinada corrida, que está na iminência de ser disputada, é "uma das mais equilibradas de todos os tempos". Desta feita, por maior que seja o clichê, não há outra maneira de qualificar o campo do GP São Paulo - BTG Pactual.

Express Moon, muito embora tendo finalizado distante de Pivot Central e Obataye na seletiva paulista do GP Latinoamericano (G1), encara a milha e meia mais famosa de Cidade Jardim no posto de um dos seus mais experimentados - e categorizados - competidores. Conhecido pela enorme categoria (que lhe permite, corrida a corrida, superar limitações físicas), o corredor poderá repetir a "dobrada" Moema & Old Friends - que já brilharam, como proprietário e criador, de Doutor Sureño, eternizado em meio aos campeões da prova máxima paulista.

No "14 de Março", Zandor e Vero Lux proporcionaram um movimentado "mano-a-mano" ao público apostador - que poderá se repetir no desafio mor. Ravizinho, que tentou a sorte no Derby da Gávea, não encontrou caminho limpo e, ainda assim, arrematou próximo dos primeiros colocados. Summer do Iguassu, por sua vez, buscará repetir Kenlova, Canzone e outras inesquecíveis éguas famosas por derrotarem os machos no "São Paulo", e chega à prova credenciada como ganhadora de graduação máxima.


On The End: fim da linha para os machos, na "Milha"?


De Enable To Loose (1996) até Equitana (2011), 15 anos se passaram até que uma fêmea voltasse a vencer o GP Presidente da República (G2). Uma nova lacuna, então, se criou. Talvez, porém, com as horas contadas - para que, após outros 15 anos, os machos fiquem "a ver navios" no embate máximo dos milheiros.

Vinda de obter vitória esmagadora no GP Euvaldo e Milton Lodi (G3), na Gávea, On The End tem tudo para coroar uma temporada brilhante do Haras Belmont. Veloz e resistente, a corredora promete exibição de altíssimo padrão.

Vencedor da corrida preparatória, Rafa do Iguassu "encontrou-se", em definitivo, nas respectivas pista e distância da competição. Coadjuvante de luxo, na tríplice coroa carioca, Like It Hot é outra fêmea de boas possibilidades na prova.


No OSAF, o tira-teima de grandes nomes


Ao longo das suas respectivas campanhas de potrancas de 3 anos, Veil e Must Be Happy encontraram-se, uma única vez, por ocasião do Clássico Primavera (L), em Curitiba, quando Must Be Happy levou a melhor sobre a poderosa oponente. No trilhar individual e paralelo de suas jornadas, ambas seguiram brilhando, desde então e partem, agora, para um novo embate - justamente no cobiçado Grande Prêmio OSAF (G1).

Veil possui como trunfo a campanha mais produtiva dentre as éguas de sua geração: participou de todas as provas das tríplices coroas, de Cidade Jardim e Gávea, vencendo em duas e colocando-se nas demais. Já Must Be Happy venceu, com imensa autoridade, a corrida teste do OSAF - no caso, o GP Prefeito Fábio da Silva Prado (G2).

Niagara, que, em sua mais recente saída, arrematou "agarrada" às excelentes Gevrey-Chambertain e Nova Déli, no Rio de Janeiro, procura "fora de casa" a possível mais importante vitória de sua campanha.

 

Relógios preparados para um ABCPCC que promete muito


Ponto de encontro dos velocistas no festival paulista, o Grande Prêmio ABCPCC (G1) reúne sprinters de alto padrão, em seu campo, e reacende, nos entusiastas, a expectativa por uma excelente marca cronométrica. Se a pista secar a tempo, há, no lote, animais prontos para se aproximarem - ou, até mesmo, colocarem abaixo - o recorde de 53.32, pertencente a Remy Martin.

Até porque, alinharão para a prova animais que detém recordes em outros hipódromos do país. Candidato ao bicampeonato do páreo, Eletrizante Dollar é o atual recordista do quilômetro, na Gávea. Resistente a contratempos de toda ordem, a excelente Piu Carina, por sua vez, figura como recordista dos 1.200 metros, em Curitiba.

Naquilo que os mais ligeiros acabarem por se desgastar em demasia, na primeira parte da competição, o enorme Legender, com seus mais de 600 quilos, está a postos para uma atropelada mortífera.


Nos primeiros G1 da nova geração, valores de futuros brilhantes


Com o páreo das potrancas designado para o sábado e o dos machos para domingo, os primeiros grupos 1 da geração 2023, no Brasil, serão disputados sob a promessa de revelarem corredores de futuros brilhantes.

No Grande Prêmio Juliano Martins (G1), volta à raia o mais badalado "2 anos" do país: Plano B, lídimo líder de sua tropa, em Cidade Jardim. Ainda "verde" - e, por isso mesmo, chamando atenção pela enorme qualidade, que o permite suplantar, até mesmo, a inexperiência -, o corredor encontrará em Twist do Iguassu um poderoso rival - principalmente caso o segundo consiga regular o train de corrida a seu gosto, na primeira colocação.

Na prova correspondente destinada às fêmeas, Vip Na Balada tem sua invencibilidade posta em jogo no Grande Prêmio João Cecílio Ferraz (G1). A alazã será desafiada, no ato, por diversas potrancas que já mostraram serviço, tanto em Cidade Jardim, quanto em outros hipódromos do país. Primeira ganhadora clássica das "2 anos", na Gávea, Iluminada viaja até a capital paulista na promessa de levar dificuldades à provável favorita dos apostadores.

 

As corridas de sexta-feira (1º/5) começam às 13h40, com 8 páreos. Clique AQUI para acessar o retrospecto.

As corridas de sábado (2/5) começam às 13h, com 9 páreos. Clique AQUI para acessar o retrospecto.

As corridas de domingo (3/5) começam às 13h, com outros 9 páreos. Clique AQUI para acessar o retrospecto.

Mais notícias

Com 19 pré-inscritos, Grande Prêmio São Paulo - BTG (G1) pede passagem

Comissão de corridas do Jockey Club de São Paulo divulgou as pré-inscrições realizadas para as provas graduadas do festival máximo paulista.

Sinnerman vai à milha e meia e bate os mais velhos em G2

Filho do nacional Setembro Chove, que pertence ao Stud Forli, venceu o GP Antônio Joaquim Peixoto de Castro Jr. (G2).

Gate Two: a melhor, no Clássico Presidente Vicente Marques Santiago

Filha do nacional Setembro Chove pertence a Marciano Alberto Tremea.