21 ago 2024 | 19:43:37

City of Troy protagoniza espetáculo e quebra recorde no Juddmonte International Stakes (G1)

Potro norte-americano, que desenvolve campanha na Europa, ratificou sua condição de melhor animal do continente.


City of Troy: atuação de gala, em York.

Imagem: Mike Egerton/PA Wire/Yorkshire Post

Se muito havia de discussão acerca dos elogios do treinador Aidan O'Brien se tratarem de genuína admiração pelo animal, ou puro marketing, fato é que, depois desta quarta-feira (21), não pairam dúvidas de que, de fato, o seu ilustre pensionista City of Troy faz jus à toda fama que lhe foi atribuída, desde muito cedo, pelo campeoníssimo treinador.

Numa atuação retumbante, o potro norte-americano venceu o Juddmonte International Stakes (G1), em York, melhorando em quase 1 segundo o recorde de, ninguém menos, que Sea The Stars - estabelecido, nessa mesma prova, no ano de 2009. City of Troy percorreu os 2.063 metros, na grama, em 2:04.32.

Se, até aqui, a vitória mais impressionante de City of Troy havia se dado após ser corrido de alcance, no Epsom Derby (G1), desta feita Ryan Moore mandou-lhe para a ponta, logo após a partida. City of Troy, portanto, ditou o ritmo do páreo, à revelia da mais bem sucedida estratégia que já havia sido aplicada às suas conduções.

Nem mesmo o forte train, porém, foi capaz de amolecer City of Troy, na reta final. Quando exigido, o castanho manteve seu ímpeto, na posição principal. Nos 200 finais, o irlandês de Aga Khan, Calandagan (vindo de três vitórias "a fio", incluindo o G2 do King Edward VII Stakes) chegou a levar algum perigo ao êxito de City of Troy, que, contudo, deu manutenção ao posto principal, até o disco. Coadjuvante de luxo, em provas de G1, Ghostwriter foi o terceiro. Ganhadora de graduação máxima e sempre conferindo, Bluestocking finalizou no quarto posto.

O já mencionado Aidan O'Brien, que, após o páreo, declarou tratar-se do melhor animal que já treinou, em toda a sua vida, enviou City of Troy (3 anos, filho de Justify e Together Forever, por Galileo) à pista para a obtenção de sua 6ª vitória em 7 saídas. Seu único revés ocorreu quando um irreconhecível City of Troy finalizou em nono nos 2000 Guinéus (G1), vencidos por Notable Speech, no mês de maio.

Há rumores, agora, de que City of Troy (criação de Orpendale, Chelston & Wynatt e propriedade de Susan Magnier & Michael Tabor & Derrick Smith) retornará aos Estados Unidos, onde nasceu e cumpriu seus primeiros meses de vida, para disputar a Breeders' Cup Classic (G1), no próximo mês de novembro, em Del Mar.

Pouco antes da impactante vitória obtida por City of Troy, no melhor páreo do dia, O'Brien e as conexões da Coolmore contemplaram o surgir de uma nova estrela, em sua constelação de craques. Na sua segunda atuação, Lion in The Winter, filho de Sea The Stars e What A Home (Lope de Vega), venceu, também em recorde, o Tattersalls Acomb Stakes (G3), em 1.400m na raia de grama, para produtos de 2 anos.

Conduzido por Ryan Moore, Lion In The Winter desbancou o badalado Ruling Court (Justify), potro adquirido por mais de 2,3 milhões de euros pela Godolphin, no leilão breeze-up de Arqana, e que havia impressionado, sobremaneira, em sua estreia. Entre os dois, finalizou, na segunda posição, Wimbledon Hawkeye, por sua vez conduzido pelo "nosso" Silvestre de Sousa.

Tempo de 1:21.58. Nas cotações para os 2000 Guinéus e para o Epsom Derby do ano que vem, Lion In The Winter passa à condição de seu favorito antecipado.


por Victor Corrêa

 

Mais notícias

Edição inaugural da Pegasus Brasil recebe 11 inscrições

Prova com R$ 105 mil de dotação será disputada em Curitiba, no dia 2 de dezembro.

First Fighter vence o Grande Prêmio ABCPCC (gr.III)

Filho de Public Purse é de criação do Haras Anderson.

ABCPCC informa: Convocação Para Reunião do Conselho Deliberativo