01 jun 2024 | 17:03:32

City of Troy reabilita-se e vence, em alto estilo, o Derby de Epsom (G1)

Potro da Coolmore fez jus à fama de elemento diferenciado e protagonizou vitória irretocável.


City of Troy reabilitou-se, numa vitória irretocável.

Imagem: Sky Sports

Disputado neste sábado (1), o Derby de Epsom (G1), em 2.400m na raia de grama, para produtos de 3 anos, com £ 1,5 milhão de bolsa, marcou irretocável vitória do norte-americano City of Troy, filho de Justify e Together Forever (Galileo), de criação de Orpendale, Chelston & Wynatt e propriedade do triunvirato da Coolmore, composto por Mrs John Magnier & Michael Tabor & Derrick Smith.

Conduzido por Ryan Moore, City of Troy demonstrou sobras durante todo o percurso. Desta feita correndo de alcance (diferentemente das suas usuais atuações, em que costuma figurar já entre os ponteiros), o corredor "arrastava" seu jóquei, pedindo rédeas. No outro extremo do pelotão, Euphoric cumpria seu papel de "coelho" para City of Troy - enquanto Voyage, que derrubou o jóquei após a partida, figurava como exótico coadjuvante, nas imediações dos primeiros postos. 

Na reta final, Moore costurou passagem para City of Troy, pelas balizas de dentro. Sem luta, o corredor apoderou-se da ponta, a 300 metros do disco. Ambiente Friendly chegou a ensaiar perseguição a City of Troy, mas o favorito dos apostadores revelou destreza ao se distanciar do oponente, bem como a "desviar" de Voyage, que corria solto, à sua frente.

No disco, 2 corpos e 3/4 de vantagem para City of Troy sobre Ambiente Friendly. Los Angeles, outra inscrição da Coolmore no páreo, finalizou em terceiro.

A vitória de City of Troy não apenas rendeu o décimo Epsom Derby ao currículo de Aidan O'Brien (treinador mais vitorioso na história do páreo), como também atestou toda a experiência e reputação do profissional. Tendo declarado, publicamente, que City of Troy teria sido o seu melhor "2 anos", em todos os tempos, O'Brien, mesmo após o fracasso retumbante do animal, no 2000 Guineas (G1), ainda assim manteve os elogios públicos ao corredor, e não titubeou ao realizar uma inscrição, até certo ponto arriscada para o "nome" do potro, no Derby deste sábado.

Saltando da milha para a milha e meia, City of Troy percorreu a distância na marca de 2:38.32. Essa foi a sua 4ª vitória em 5 saídas, sendo a segunda de G1.

Mais notícias

Argentina: em G2, brasileira Mysterious Way conquista batismo clássico

Corredora do Stud RDI venceu o Clásico La Missión (G2).

Mapa Mundi segue a rota das vitórias na areia carioca

Defensor do Stud Xeque Mate conquistou o GP Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (G3).

No Derby Francês, Study of Man reforça números de Deep Impact e Miesque

Corredor de Niarchos Family voltou a colocar o nome do japonês Deep Impact, em evidência, ao conquistar o Prix du Jockey Club (gr.I). De quebra, rendeu nova conquista de expressão à linha desenvolvida a partir da excepcional Miesque.