26 nov 2024 | 21:29:29

Coastline e Everso Mischievous: novidades para a criação brasileira

Garanhões, que já se encontram no Brasil, cumprirão suas primeiras temporadas de monta, no ano que vem.


Everso Mischievous: um Into Mischief, ganhador de G2, chega ao Brasil.

Imagem: Barbara Livingston/Daily Racing Form

O ano de 2024 termina com a notícia de duas novas importações, para o plantel de reprodutores a serviço de criadores brasileiros. Coastline e Everso Mischievous cobrirão no Brasil, a partir do segundo semestre do ano que vem.

Nascido em 2011, nos Estados Unidos, Coastline (Speightstown e Culinary, por El Amante), que por aqui desembarca via Haras Santa Tereza do Bom Retiro, onde servirá, em Carazinho/RS, competiu dos 2 aos 7 anos, por 39 vezes, obtendo 5 vitórias. Seu primeiro black type foi obtido em Churchill Downs, no Street Sense Stakes (1.600m/areia). Na costa oeste, em Santa Anita, conquistou o Clockers's Corner Stakes (1.300m/grama, replay abaixo). Uma corrida adiante, escoltou Kobe's Back (clássico de G1) no San Carlos Stakes (G2, 1.400m/grama).

Ao final de sua campanha, Coastline apontava para mais de US$ 460 mil em premiações. Ingressou na reprodução em 2020, na Califórnia, onde conta com reduzida produção.

A mãe de Coastline, Culinary, revelou-se múltipla ganhadora de stakes, em campanha. Sua linha baixa remonta a éguas criadas, no Brasil, pelo Haras São José & Expedictus, e, posteriormente, encaminhadas à Argentina, incluindo Vice Reine, Liberte e Queen Fairy (também avó materna do bicampeão do GP Presidente da República [G1], Heracleon, e quarta mãe do tríplice coroado, Plenty of Kicks), respectivamente 4ª, 5ª e 6ª mães de Coastline e todas elas ganhadoras graduadas da Família Paula Machado. 

Trata-se do segundo filho de Speightstown importado para o Brasil. O primeiro, Sum of The Parts, contou com apenas 3 gerações, no país, antes de desaparecer, precocemente.

Já Everso Mischievous (Into Mischief e Ever So Clever, por Medaglia D'Oro) pertence à geração norte-americana de 2020. Foi à raia aos 3 e 4 anos, numa campanha de 10 saídas e 5 primeiros lugares - que lhe renderam mais de US$ 620 mil em premiações. Sua importação é realizada por um condomínio liderado pelos Haras Rio Iguassu, Free Way e Santarém. Ficará alojado no Haras Santarém, em São José dos Pinhais/PR.

O Forty Niner Stakes (G2, 1.600m/areia, replay abaixo), em Aqueduct, corresponde ao principal êxito do retrospecto de Everso Mischievous. Outra vitória sua em stakes ocorreu por ocasião do Harrods Creek Stakes (1.400m/areia), em Churchill Downs.

Ever So Clever, que encabeça a linha baixa de Everso Mischievous, venceu o Fantasy Stakes (G3) e faturou mais de meio milhão de dólares, em prêmios. Foxy Danseur, In Conference e Personal Business, respectivamente, terceira, quarta e quinta mães de Everso Mischievous foram, igualmente, stakes winners. A última delas, representante da criação Ogden Phipps, venceu, dentre outros páreos, o John A. Morris Handicap (G1). Na condição de oitava mãe de Everso Mischievous aparece Somethingroyal, a genitora de Secretariat.

Everso Mischievous figura como o segundo Into Mischief a ingressar na criação brasileira. O primeiro, Can The Man, desapareceu de modo precoce após despontar, logo em sua primeira geração, com uma trinca de vencedores de graduação máxima.

 

Mais notícias

No G1 dos potros, Martin Luther King conquista sua mais importante vitória

Potro do Haras Santa Maria de Araras venceu o Grande Prêmio Francisco Eduardo & Linneo Eduardo de Paula Machado (G1).

Na Prova Especial José Homem de Mello, melhor para Juju Popular

Filha do nacional Al Arab pertence ao Stud Figuron & Varanda.

Em atropelada fulminante, Easy To Love vence outro grande prêmio

Defensor do Stud Engenho Bom Nome levantou o GP Presidente do Jockey Club (gr.II)