Coastline e Everso Mischievous: novidades para a criação brasileira
Garanhões, que já se encontram no Brasil, cumprirão suas primeiras temporadas de monta, no ano que vem.
O ano de 2024 termina com a notícia de duas novas importações, para o plantel de reprodutores a serviço de criadores brasileiros. Coastline e Everso Mischievous cobrirão no Brasil, a partir do segundo semestre do ano que vem.
Nascido em 2011, nos Estados Unidos, Coastline (Speightstown e Culinary, por El Amante), que por aqui desembarca via Haras Santa Tereza do Bom Retiro, onde servirá, em Carazinho/RS, competiu dos 2 aos 7 anos, por 39 vezes, obtendo 5 vitórias. Seu primeiro black type foi obtido em Churchill Downs, no Street Sense Stakes (1.600m/areia). Na costa oeste, em Santa Anita, conquistou o Clockers's Corner Stakes (1.300m/grama, replay abaixo). Uma corrida adiante, escoltou Kobe's Back (clássico de G1) no San Carlos Stakes (G2, 1.400m/grama).
Ao final de sua campanha, Coastline apontava para mais de US$ 460 mil em premiações. Ingressou na reprodução em 2020, na Califórnia, onde conta com reduzida produção.
A mãe de Coastline, Culinary, revelou-se múltipla ganhadora de stakes, em campanha. Sua linha baixa remonta a éguas criadas, no Brasil, pelo Haras São José & Expedictus, e, posteriormente, encaminhadas à Argentina, incluindo Vice Reine, Liberte e Queen Fairy (também avó materna do bicampeão do GP Presidente da República [G1], Heracleon, e quarta mãe do tríplice coroado, Plenty of Kicks), respectivamente 4ª, 5ª e 6ª mães de Coastline e todas elas ganhadoras graduadas da Família Paula Machado.
Trata-se do segundo filho de Speightstown importado para o Brasil. O primeiro, Sum of The Parts, contou com apenas 3 gerações, no país, antes de desaparecer, precocemente.
Já Everso Mischievous (Into Mischief e Ever So Clever, por Medaglia D'Oro) pertence à geração norte-americana de 2020. Foi à raia aos 3 e 4 anos, numa campanha de 10 saídas e 5 primeiros lugares - que lhe renderam mais de US$ 620 mil em premiações. Sua importação é realizada por um condomínio liderado pelos Haras Rio Iguassu, Free Way e Santarém. Ficará alojado no Haras Santarém, em São José dos Pinhais/PR.
O Forty Niner Stakes (G2, 1.600m/areia, replay abaixo), em Aqueduct, corresponde ao principal êxito do retrospecto de Everso Mischievous. Outra vitória sua em stakes ocorreu por ocasião do Harrods Creek Stakes (1.400m/areia), em Churchill Downs.
Ever So Clever, que encabeça a linha baixa de Everso Mischievous, venceu o Fantasy Stakes (G3) e faturou mais de meio milhão de dólares, em prêmios. Foxy Danseur, In Conference e Personal Business, respectivamente, terceira, quarta e quinta mães de Everso Mischievous foram, igualmente, stakes winners. A última delas, representante da criação Ogden Phipps, venceu, dentre outros páreos, o John A. Morris Handicap (G1). Na condição de oitava mãe de Everso Mischievous aparece Somethingroyal, a genitora de Secretariat.
Everso Mischievous figura como o segundo Into Mischief a ingressar na criação brasileira. O primeiro, Can The Man, desapareceu de modo precoce após despontar, logo em sua primeira geração, com uma trinca de vencedores de graduação máxima.