06 nov 2023 | 13:04:16

Cody Dorman, Cody's Wish e os mistérios da vida

Dois dias após bicampeonato do corredor da Godolphin na Breeders' Cup Mile, homenageado faleceu, aos 17 anos. História marcante e transformadora, que não há de terminar por aqui.


Cody Dorman e Cody's Wish: protagonistas de uma história transformadora.

Imagem: NBC Sports

Num ambiente de tamanha competitividade, também pelo fato de haver antagônicos interesses corporativos sendo postos em choque, a cada grito de largada, é muito comum que o turfe relegue a um segundo plano - ofuscado pelos resultados da pista, pelos seus ganhadores e impactos econômicos advindos disso tudo - histórias nas quais, muitas vezes, não é possível indicar, com clareza, quem venceu. Quais foram os profissionais mais bem sucedidos. Qual garanhão sai pela proa daquele meeting - e qual sai desmoralizado. Tampouco quanto pagou a quadrifeta.

Contudo, a tradição do mundo das corridas de cavalo - e dos cavalos de corrida -, enquanto algo capaz de ser levado adiante, de geração em geração e que faz com que tantos atores sociais diferentes compartilhem de um mesmo sentimento, só se torna um fenômeno possível, justamente, à base dessas passagens e acontecimentos que jamais farão parte do retrospecto de uma corrida - ou dos resultados oficiais de um hipódromo.

Há 5 anos, a Make-A-Wish Foundation realizou uma, dentre tantas ações, que correspondem à finalidade da instituição. Fundada em 1980, no Arizona, a Make-A-Wish possui, como objetivo, proporcionar a crianças e adolescentes, entre 2 e 18 anos, sob condição de enfermidade severa, a realização de um desejo. Algo que, sobretudo naquele contexto, seria improvável de se fazer, senão com a intervenção de uma entidade organizada da sociedade civil. 

Essa ação, em específico, consistiu em proporcionar a Cody Dorman, então com 13 anos e portador da síndrome de Wolf-Hirschhorn, uma visitação à Gainsborough Farm - o haras no qual funcionam as operações de Darley e Godolphin, no Kentucky. Num determinado momento do passeio, pelo haras - mais especificamente na seção dos produtos recém nascidos - percebeu-se o despertar de uma empatia recíproca entre Cody e um daqueles animais de tenra idade, com poucos meses de vida. Tratava-se do quarto filho da égua Dance Card, uma Tapit ganhadora de 4 corridas - dentre as quais, o grupo 1 do Gazelle Handicap.

Como resultado do encontro, decidiu-se por batizar o potro de Cody's Wish.

Nesta altura do texto, se é que, por qualquer motivo, ainda não fosse possível identificar de quem ou de que se tratava, tudo fica às claras. Cody's Wish viria a se tornar um dos melhores corredores de sua época, nos Estados Unidos. Em paralelo, Cody Dorman e sua família (residentes no Kentucky), por diversas vezes, viajaram pelo país para acompanharem seu íntimo amigo - fosse nas cocheiras do treinador Bill Mott; fosse em diferentes hipódromos, a fim de testemunhar as conquistar de Cody's Wish.

A última dessas viagens aconteceu no final de semana passado. Cody e seus pais estavam em meio aos muitos que torciam por Cody's Wish, na sua tentativa de vencer, pela segunda vez, a Breeders' Cup Dirt Mile - a qual, já havia sido anunciado pelo staff da Godolphin, corresponderia à derradeira atuação do corredor.

Numa chegada emocionante e dramática - tal qual demandam as histórias épicas -, com direito a sino de reclamação e uma, relativamente, demorada decisão dos comissários, Cody's Wish pode encerrar, com um final feliz, a sua trajetória, enquanto atleta das corridas de cavalo.

Aquele, contudo, não seria o ponto final de um enredo grandioso. Grandioso a ponto de o disco de chegada de Santa Anita Park representar algo muito pequeno, incapaz de represar todo o significado presente àquelas tantas vidas entrelaçadas.

No retorno da família Dorman para casa, no domingo, Cody faleceu.

A notícia, que passou a ser repercutida e compartilhada, na manhã desta segunda-feira, vem, desde então, emocionando gente de todas as partes do mundo. Sobretudo os turfistas, por certo, que acompanharam, muito de perto e em detalhes, o curso de uma história na qual, por vezes, é difícil de se acreditar. De tão forte e belo restaria, inclusive, a dúvida, para um desavisado, a respeito da verossimilhança do que se passou, entre Cody Dorman e Cody's Wish.

Nesse arranjo de fatos e - mais, uma vez, quase inacreditáveis - desenlaces, incorremos no erro de assumirmos que, nesse intervalo de 24 horas, a história dos xarás, acompanhada por milhões, dentre anônimos e entusiastas, conheceu seu fim. Algo abrupto. Algo perfeito. Ou irremediável. Para todos os efeitos, porém, seria um desperdício, simplesmente, aceitar o apagar das luzes, como se nada mais restasse a ser falado ou ouvido, sobre daqueles que compartilharam de um mesmo nome e, cada qual dentro de suas limitações, físicas e cognitivas, ainda assim foram além. 

Cody Dorman e Cody's Wish estiveram por aqui para que nunca nos esqueçamos ou ignoremos toda a capacidade que repousa sobre as quatro patas de um ser que, muito embora não possuindo a capacidade da fala, muito ensina, muito educa e muito transforma. O cavalo, independentemente de sua capacidade desportiva, demanda respeito e cuidados, para muito além do que nós, admiradores, treinadores, veterinários, criadores e proprietários, muitas das vezes, estamos acostumados a lhes dar. O próximo, igualmente, ainda que a vida lhe reserve entraves e limitações, muito tem a nos ensinar - desde que, é claro, estejamos abertos a isso e sempre prontos a lhe esticarmos a mão.

A história dos "Codys" não termina aqui. Cabe aos seus espectadores, de agora em diante, a responsabilidade da sua escrita e de não se deixar perder, em qualquer página ou capítulo, todas as lições que, com ambos, pudemos aprender. 


por Victor Corrêa

 

Mais notícias

Rainbow Lius vence mais uma, em Porto Alegre

Filho do nacional Setembro Chove, que pertence a Luiz Henrique F. Dos Santos, venceu o Clássico Presidente Flávio José Gomes.

Stud Book Brasileiro informa: garanhões inspecionados

Conforme ofício circulado no mês de julho, o Stud Book Brasileiro realizou inspeções junto a reprodutores alojados nos haras brasileiros, bem como em relação aos seus serviços de coberturas. As inspeções foram realizadas entre setembro e o início de outubro pelo Dr. Marcelo Trigo Moura, credenciado junto ao Stud Book Brasileiro. No ato de inspeção, dentre outras situações, verificou-se a... [continua ]

O Clássico Criação Nacional é de Rainbow Lius

Filho do nacional Setembro Chove rendeu nova vitória a Luiz Henrique F. dos Santos, na jornada gaúcha.