11 jul 2019 | 08:56:40

Com “DNA Mondesir”, Celtic Sea vence G1 na África do Sul

Filha da brasileira Ireland impôs-se no Garden Province Stakes (gr.I).


Cetic Sea conquistou sua segunda vitória de G1.

Imagem: Candiese Marnewick/Sporting Post

No último fim de semana, em Greyville, na África do Sul, éguas de 3 e mais anos disputaram o Garden Province Stakes (gr.I), em 1.600m na pista de grama, com R 1 milhão de bolsa (algo em torno de R$ 270 mil). Vitória de Celtic Sea, 3 anos, filha de Captain Al e da brasileira Ireland (por Mark of Esteem, com o “selo” da Fazenda Mondesir), de criação de Wilgerbosdrift & Mauritzfontein e propriedade de A. R. & Mrs. A. B. L. Beck.

Lyle Hewitson rendeu ótima condução a Celtic Sea, que corrida de alcance e sempre ocupando as balizas de dentro, ganhou precioso terreno durante a curva. Tomando conta da prova na altura dos 300 finais, superou a forte carga de Oh Susanna por ¾ de corpo. Snowdance finalizou na terceira colocação.

Treinada por Sean Tarry, Celtic Sea obteve a sexta vitória em 15 saídas. Vinda de vencer o South African Fillies Sprint (gr.I), percorreu a milha no tempo de 1:36.38.

A mãe de Celtic Sea, Ireland, foi exportada, ainda inédita, para a África do Sul, onde obteve duas vitórias em provas comuns. Ireland descende de Dear Celina (Roi Normand), por sua vez genitora de La Defense (Nedawi), que venceu, na Gávea, o GP Roberto e Nelson Grimaldi Seabra (gr.I).

La Belle Celina (Ghadeer), terceira mãe de Celtic Sea, revelou-se múltipla produtora clássica, incluindo o ganhador de G1, Art Variety, além dos ganhadores clássicos Viernes, Tiptronic e Beris. Já a quarta mãe, Vada (Waldmeister) figura como uma das maiores preciosidades da criação Peixoto de Castro. Vencedora de duas provas de G1 (GGPP Marciano de Aguiar Moreira e OSAF) é um dos raros casos de matrizes que figuram como mãe (no caso de Implausible) e avó (no caso de Urodonal) de vencedores do Derby.

Mais notícias

Conferência anual da IFHA será transmitida em tempo real nesta segunda-feira

Evento realizado em Paris abordará diversas pautas do turfe internacional.

D'Asti e Murasama vencem as disputas da nova geração, em Porto Alegre

Ganhadores pertencem a José Vecchio Filho e ao Haras Cambay

Marlin Azul: atropelada certeira na Prova Especial Alfredo Sestini

Defensor de Edson Alexandre voltou a demonstrar sua alta qualidade, em Cidade Jardim.