17 jul 2019 | 08:21:56

Com Japan, Galileo alcança seu 80º ganhador individual de G1

Corredor da Coolmore venceu o Grand Prix de Paris (gr.I).


Galileo conta com mais de 470 stakes winners.

Imagem: Coolmore

Quando Japan venceu, no último fim de semana, o Grand Prix de Paris (gr.I), seu pai, Galileo, anexou outro raro feito à sua já extensa coleção: agora, conta com nada menos que 80 ganhadores individuais de grupo I.

Conduzido por Ryan Moore, Japan derrotou Slalom por ½ corpo. Treinado em Ballydoyle, por Aidan O’Brien, Japan conquistou sua quarta vitória em 7 saídas ao percorrer a milha e meia no tempo de 2:27.02. Terceiro colocado no Epsom Derby (gr.I), deverá alinhar, em outubro, no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I).

Japan (neto materno de Danehill, em cruzamento que já revelou 13 ganhadores de G1) ratifica o poderio de Galileo numa temporada especialmente brilhante do reprodutor. Até aqui, conta com 7 vencedores individuais de graduação máxima, no ano de 2019. Dentre os quais, os ganhadores de 2 Derbies – Britânico (Anthony Van Dyck) e Irlandês (Sovereign) – bem como Hermosa, que venceu tanto a versão britânica quanto a irlandesa do 1000 Guineas (gr.I).

Filho de Sadler’s Wells na excepcional – ganhadora, inclusive, do Prix l’Arc de Triomphe (gr.I) – Urban Sea (Miswaki), Galileo nasceu em 1998. Tendo competido, uma única vez, aos 2 anos (ocasião em que venceu, na estreia), desenvolveu campanha perfeita aos 3 anos, idade com a qual cumpriu o restante de sua campanha. Venceu tanto o Epsom Derby (gr.I) quanto o Irish Derby (gr.I), além de ter superado os mais velhos no King George VI & Queen Elizabeth Stakes (gr.I). Sua única derrota, na Europa, ocorreu no Irish Champion Stakes (gr.I), quando escoltou Fantastic Light. Encerrou campanha com um sexto na Breeders’ Cup Classic (gr.I), vencida por Tiznow, totalizando 6 vitórias em 8 saídas.

Tendo ingressado na reprodução em 2002, Galileo ultrapassou, nos pouco mais de 15 anos de atividade enquanto garanhão, a marca de 470 stakes winners, dos quais 196 ganhadores de provas de grupo. Em termos de ganhadores individuais de G1, encontra-se cada vez mais próximo da marca recorde de 84, pertencente ao já citado Danehill.

De propriedade da Coolmore, Galileo encontra-se alojado na Irlanda. O preço de seus serviços não é publicamente divulgado. Estima-se que sua cobertura custe aproximadamente € 600 mil.

Mais notícias

Negociada, Na Balada seguirá para os Estados Unidos

Um dos destaques femininos da geração 2015, em Cidade Jardim, filha de Forestry foi adquirida por proprietários norte-americanos.

Conta Cheia "enche as medidas" no Governador do Estado

Arenático do Stud Nicholas & Enrico Jarussi viajou até Curitiba para vencer a "Milha" do GP Paraná

Nesta segunda-feira, Lanfranco Dettori dá início à sua turnê de despedida

Bridão italiano, que pendurará o chicote em 2023, rodará o mundo para se despedir da profissão. Primeiro estágio acontece amanhã, nos Estados Unidos.