03 jul 2025 | 11:37:26

Com Mandrake como cartão de visitas, Haras Legacy tem início, em Bagé

Operação sucederá o Stud H&R, no setor de criação. Recente tricampeão do GP Major Suckow (G1), Mandrake será o primeiro reprodutor do estabelecimento.


Tricampeão do "Suckow", Mandrake será o primeiro reprodutor do Haras Legacy.

Imagem: Sylvio Rondinelli/JCB

Com um plantel de 30 éguas e apresentando Mandrake como o seu primeiro reprodutor, o Haras Legacy dará início às suas atividades, em Bagé. Trata-se da operação que sucederá o Stud H&R, no setor de reprodução e criação, da coudelaria de Aluizio Merlin Ribeiro.

O Haras Legacy realizará suas atividades no imóvel, que, até então, deu base ao Haras Lorolú. No local, em que, ao longo dos anos, foram criados e recriados, dentre outros animais, como Bomba Atômica, Clausen Export e Belo Acteon, serão adicionadas novas estruturas, que resultarão em alterações na sua disposição atual. A informação vem de Mauro Costa, supervisor do Stud H&R e, agora, do Haras Legacy.

"O Stud H&R criava, no Haras Lorolú, como pensionista e, agora, o local passa a ser o Haras Legacy. Algumas reformas, mudanças na estrutura serão realizadas e, em paralelo, concentraremos 30 éguas no local", explica Mauro.

Como antecipado, uma atração à parte, nos primeiros movimentos do Haras Legacy, corresponderá à presença de Mandrake, na sua cocheira de reprodutores. Com campanha encerrada, o filho de Tiger Heart e Condoleza (Macho Uno), de criação do Haras Santa Rita da Serra e que defendeu, em pista, o Stud H&R, teve sua propriedade cotizada e cobrirá a partir do segundo semestre de 2026.

"O Haras Legacy ficou com 55% das cotas do Mandrake e já concluiu a venda de outros 40% de suas cotas. Permanecerão 5% de cotas livres para irem a leilão", informou Mauro.

Com 10 vitórias em 15 corridas, Mandrake (nascido em 2020) tornou-se o primeiro animal, na história, a vencer, por 3 vezes, o Grande Prêmio Major Suckow (G1). O inédito tricampeonato marcou, igualmente, sua despedida das pistas.

Além dos troféus do "Suckow", Mandrake rendeu ao seu proprietário os Grandes Prêmios ABCPCC Velocidade Mário Belmonte Moglia (G3), Hipódromo da Gávea (G3), Adhemar e Roberto Gabizo de Faria (G3), o Clássico Jockey Club de São Paulo (L) e a Prova Especial Redattore. "Iniciado", em Porto Alegre, por Nilton Pires (sob a responsabilidade de quem também cumpriu suas primeiras atuações), Mandrake teve o restante de seu retrospecto realizado sob o treinamento de Luiz Esteves.

Mais notícias

Oriana do Iguassu encanta e é bicampeã do GP ABCPCC (G1)

Super craque do Haras Rio Iguassu venceu, pela segunda vez consecutiva, a maior prova de velocidade do turfe paulista.

Contagem regressiva para o Latino 2025 na Gávea

A OSAF tem o prazer de anunciar que o Grande Prêmio Latinoamericano do dia 18 de outubro será realizado às 20h e, portanto, acontecerá sob luz artificial. Além do GP Latinoamericano, a jornada hípica na Gávea contará com uma importante programação de corridas de Grupo, que estão abertas à participação de competidores internacionais. Para incrementar o Encontro Latinoamericano de 2025, o Jockey Club Brasileiro oferecerá USD 50.000 em... [continua ]

Daniel Boone vence a PE Helíaco: no caminho de Catch A Flight?

Filho de Wild Event repete vitória semelhante do ilustre companheiro de farde que culminou em aparição no GP São Paulo de 2014