22 mar 2021 | 20:36:55

Com Moreira brilhando e chileno em terceiro, Hong Kong Derby chama atenção dos brasileiros

Um dos momentos mais importantes do turfe asiático marcou outra conquista, de grande expressão, para a carreira do bridão brasileiro. Com o chileno Panfield (ex Look Pen) finalizando em terceiro, atenções dos investidores devem intensificar-se sobre animais sul-americanos.


Sky Darci (por dentro) garantiu cabeça sobre o irlandês Russian Emperor

Imagem: Hong Kong Jockey Club

Na madrugada de domingo (21), em Sha Tin, foi disputado o Hong Kong Derby 2021, prova destinada a animais de 4 anos, com HK$ 24 milhões de dotação (algo em torno de R$ 17 milhões) de dotação, em 2.000m, na pista de grama. Vitória do neozelandês Sky Darci, que levou o “Magic” João Moreira à sua segunda vitória na importante corrida.

Recebendo condução principesca do jóquei número 1 de Hong Kong, Sky Darci (ganhou precioso terreno, ao percorrer seu caminho próximo da cerca) deixou, a cabeça, na formação da dupla, o irlandês Russian Emperor. Este, um Galileo, vencedor de G3 em Ascot e adquirido diretamente da Coolmore, debutou, em solo asiático, com excelente atuação.

Na terceira colocação, finalizou Panfield. Para os desavisados, trata-se do chileno Look Pen, um Lookin At Lucky múltiplo ganhador de G1, em seu país natal, e já havia chegado atrás do nosso conhecido Halston, em compromisso anterior, ali mesmo no hipódromo de Sha Tin. Look Pen pertence Yue Yun Hing, o mesmo dono de Halston e Cash do Jaguarete, que, pelo 3º ano consecutivo, correu o Derby local com um animal sul-americano.

A chamativa corrida de Look Pen, por certo, reforçará os holofotes do mercado de Hong Kong sobre os corredores da América do Sul – incluindo os brasileiros, que vêm tomando, com frequência, o destino daquele país.

Tanto Russian Emperor quanto Look Pen, aliás, não foram castrados. Poderão, portanto, ser aproveitados, como reprodutores, após o encerramento das respectivas campanhas.

Filho de Darci Brahma e Strictly Maternal, por Oireilly (um trio de animais nascidos e criados na Nova Zelândia), Sky Darci conquistou a 6ª vitória em 12 corridas. Rendeu à treinadora Jessica Kwan Mun Hang sua primeira vitória no Derby. Tempo de 2:01.32.

Mais notícias

Mucho Gusto, Bricks And Mortar e seus significados.

No mesmo final de semana em que Mucho Gusto venceu uma Pegasus World Cup esvaziada de suas principais estrelas, os norte-americanos escolheram um animal “de grama” – Bricks And Mortar – como o seu “Cavalo do Ano”. Razões que dialogam, de parte a parte.

José Carlos Fragoso Pires: protagonista da utopia

Da criação e propriedade do PSI à gestão do Jockey Club Brasileiro, José Carlos Fragoso Pires emprestou sua assinatura de feitos que flertaram com o impossível: transformador da atividade.

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (64ª edição)

Bernardo Pinheiro brilhou, em Singapura. Imagem: Singapore Turf Club (Divulgação) SINGAPURA BERNARDO PINHEIRO: Fechando com chave de ouro a temporada no hipódromo de Kranji, o brasileiro chegou no ponto mais alto em sua passagem pelo turfe local ao vencer, com sua última montaria, no sábado (14), o Queen Elizabeth II Cup, a segunda prova da tríplice coroa. Responsável pela condução... [continua ]