02 set 2022 | 19:04:00

Com o início das tríplices coroas, uma nova emoção

Jornada de luxo movimentará Cidade Jardim, neste sábado (3), com as provas de abertura das tríplices coroas de machos e fêmeas.


Empoderada estreou dando show e na última rendeu aquém do esperado: uma das forças no "Barão".

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Uma programação repleta de atrações, muitos animais de alto nível e promessa de enorme de emoção. Assim apresenta-se a jornada de amanhã (3), em Cidade Jardim – ocasião em que terão início as disputas das tríplices coroas locais.

Há 15 anos aguardando uma sucessora para Colina Verde (que, em 2006, sagrou-se a última fêmea a vencer as 3 provas), a tríplice coroa de éguas tem início com a disputa do Grande Prêmio Barão de Piracicaba (G1). Ausente a líder local Punta do Iguassu, que, lesionada, teve sua campanha encerrada precocemente, surge a missão de se assumir o seu posto – e são muitas as que postulam essa condição, num confronto dos mais equilibrados.

Farda que representa “encrenca em dobro” para suas rivais, o Haras Old Friends conta com a parelha de peso composta por Empoderada e És Divertida. A primeira, após dar um show na estreia, rendeu aquém do esperado na corrida preparatória. A outra, em duas saídas na grama, obteve uma vitória e um terceiro em G1 – retornando à relva, desta feita, após excelentes corridas na raia de areia. Ambas filhas do excelente Drosselmeyer.

Vitimada por um percurso bastante adverso no Rio de Janeiro, onde veio a disputar a Taça de Prata, a “cara branca” In-Uky tenta dar sequência à invencibilidade competindo dentro dos domínios paulistas. Outra filha de War Secretary, também criada pelo Haras San Francesco, Jolie-Up igualmente pede passagem: fácil vencedora de eliminatórias disputadas entre Tarumã e Cidade Jardim, a futurosa potranca é dona de forte atropelada.

Se há pouco se mencionou Punta do Iguassu, é preciso dizer que a coudelaria da Família Pelanda segue muito bem servida, em sua geração 2019 e, não à toa, pode deixar a liderança “em casa”. Pearl do Iguassu aprovou com louvor, na Gávea, o aumento da distância, após ter dado um show em Curitiba. Malvasia, uma Setembro Chove do Haras Cifra, reapareceu com corrida amena numa verdadeira pedreira (encarou os machos e animais mais velhos, na capital paranaense) e retorna a São Paulo para atestar o status de potranca de exceção que carrega desde os seus primeiros trabalhos.

Além delas e da ganhadora da prova teste, Qumprida Meleca, Lucca Love, Qual Que E, Potiche, In-Unick e Pietra Bella também buscam a glória no “Barão”.

Já no Grande Prêmio Ipiranga (G1), os potros tentam emplacar o feito de Fixador cuja – última – tríplice coroa está prestes a completar 10 anos. Ganhadores das últimas duas provas de grupo – 1 e 2, respectivamente – disputadas em São Paulo, Play do Iguassu e Pelé do Iguassu retornam a Cidade Jardim depois de terem tentado a sorte na semana máxima carioca. Além dos dois, a letra “P” do haras é reforçada por Pinhão do Iguassu, que, mesmo com corrida adversa, venceu, em franca atropelada, uma eliminatória, na Gávea.

Por falar em Gávea, de lá vem o balado Ladário, recente vencedor do GP João Adhemar de Almeida Prado – Taça de Prata (G1). Sempre cantado a verso e prosa, o castanho do Stud Snob encontra-se em franca evolução e, após abandonar o perdedor diretamente numa prova de graduação máxima, busca estender seu rol de conquistas. Coadjuvante de luxo dos principais páreos da geração, no Rio de Janeiro, Nureyev Boy (em sua última corrida, o jóquei perdeu o chicote na reta final) também possui plenas condições de emplacar sua vitória de G1.

Winnetou (recentemente negociado com investidores do turfe asiático), Gesto Nobre, Drautec (este, a exemplo de Lucca Love, é outro vencedor da corrida preparatória que representará, e muito bem, o tradicional Haras Belmont) e Loyalty (já passou perto de aprontar para cima de London Moon), também estão na jogada.

A super programação deste sábado, que contará, ainda, com preparatórias para as provas sequenciais da tríplice coroa, além da Copa Japão (retorna a campeã do OSAF, Deusa) e do GP Independência (volta, aqui, a excepcional Oriana do Iguassu), terá início às 13h15.

Mais notícias

Tudo azul: em dia de Godolphin, Essential Quality vence o Belmont Stakes (G1)

Filho de Tapit rendeu o 3º G1 em menos de 24 horas para a coudelaria do Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

La Vie En Rose: o hino da vitória na Gávea

Corredora de Neverending Stud retornou ao Rio de Janeiro para vencer o GP Duque de Caxias (gr.II).

Jaguar Preto derrota os mais novos no Clássico Breno Caldas (L.)

Arenático de Shirlan Inc. conquistou seu batismo clássico.