24 abr 2023 | 19:31:04

Comunicado sobre ajustes da Instrução Normativa nº 6/2018 do MAPA

Ajustes representarão avanços na pauta do Mormo, em território nacional.


Conforme reunião realizada com o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), a equipe do DSA está trabalhando para ajustes na IN nº 6/2018, que aprova as diretrizes para prevenção, controle e erradicação do Mormo no Território Nacional. A revisão visa modificar a exigência de exames de mormo para o trânsito e alterar a definição de caso confirmado, alinhando-os com as orientações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Na hipótese de os ajustes restarem publicados no Diário Oficial e, oficialmente, alterarem o texto da respectiva instrução normativa (até lá, permanece vigente o texto atual), os tutores de equinos soro reagentes e sem sinais clínicos poderão solicitar administrativamente revisão dos processos junto a Secretaria de Agricultura e Pecuária dos respectivos estados.

É importante salientar que a equipe técnica do DSA, juntamente dos demais atores envolvidos com o Programa Nacional de Sanidade dos Equídeos, está avaliando os resultados de pesquisas recentes no Brasil, no exterior e fazendo uma revisão de literatura, para que seja reeditada uma nova normativa para o combate ao Mormo, no país.

Esse passo é mais um no caminho do conhecimento da realidade do Mormo no Brasil e representa o compromisso da gestão do Ministério da Agricultura e Pecuária e do grupo de trabalho da Câmara Setorial de Equideocultura (CSE).

 

Mais notícias

Ricardo Ravagnani é o novo chefe dos handicappers da América do Sul

Pela primeira vez, um brasileiro ocupa o posto de head dos handicappers sul-americanos.

Argentina: com Little Vicky, conexões brasileiras vencem listed

Filho de matriz brasileira, conduzida por Francisco Leandro e treinada por José Luiz Aranha, pensionista do Haras Phillipson conquistou o Clásico Haras Argentinos (L).

Latino: trânsito segue bloqueado para chilenos e compromete participação destes

Barreiras sanitárias seguem vigentes no Uruguai, quanto ao transporte de animais com origem no Chile. Este, por sua vez, tende a não contar com representantes no GP Longines Latinoamericano (gr.I) de 11 de março.