27 set 2021 | 11:48:34

Criação brasileira perde Agnes Gold

Filho de Sunday Silence conquistou números e resultados incríveis na criação brasileira.


Agnes Gold é dono de resultados mais do que expressivos, deixando enorme legado para a criação PSI brasileira

Imagem: Arquivo

Morreu nesta segunda-feira (27), em Bagé, o excepcional Agnes Gold, 23 anos, filho de Sunday Silence e Elizabeth Rose (Northern Taste), criado no Japão pela Shadai Farm e pertencente a um condomínio de criadores.

O reprodutor japonês sofreu uma fratura completa do úmero direito e precisou ser submetido à eutanásia, conforme informação do veterinário Paulo Bérgamo.

“Além de resultados expressivos apresentados em pista, pela sua produção, nós da Fazenda Mondesir, que tivemos a oportunidade de trabalhar com ele desde o ano de 2015, sempre recordaremos dele como um cavalo de temperamento e índole ímpares. Saudade que fica, vida que segue com seus filhos passando o disco como vencedores”, declarou Bérgamo, que acompanhou o nascimento, também, de alguns dos melhores filhos de Agnes Gold, à reportagem da ABCPCC.

Nascido em 1998, Agnes Gold estreou com vitória, aos 2 anos, no Japão (1.600m/grama). Aos 3, alcançou uma invencibilidade de 3 corridas, ao somar outros 2 êxitos, em provas disputadas em 2.000m (grama) e no Kisaragi Sho (listed race, 1.800m/grama). Após entrar oitavo na versão japonesa do St. Leger, conquistou seu segundo êxito black type ao levantar o Naruo Kinen (L).

Depois de encerrar campanha com 4 vitórias em 7 corridas, Agnes Gold, ingressou na reprodução em seu próprio país de origem. Recebendo oportunidades escassas, chegou a migrar para os Estados Unidos, onde também não recebeu chances adequadas, nem sob o ponto de vista numérico, tampouco no aspecto qualitativo.

Em 2009, Agnes Gold veio ao Brasil. Adquirido pelo Haras Santa Rita da Serra e, posteriormente, incorporado ao time de reprodutores do Haras Estrela Energia, Agnes Gold, durante o período em que permaneceu radicado em Tijucas do Sul, no Paraná, destacou-se pela produção de Energia Fribby, ganhadora do GP Diana (G1), em São Paulo, e primeiro PSI brasileiro a vencer prova clássica na Inglaterra – a Betfair Stand Cup (L). Outros brilhantes produtos de sua fase “paranaense” foram Antonella Baby e Abidjan, vencedoras dos GGPP Henrique Possolo (G1) e Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1), respectivamente; Silence Is Gold, vencedora dos Grandes Prêmios Diana (G1) e Margarida Polak Lara – Taça de Prata (G1); Hevea, múltipla ganhadora clássica e vitoriosa no Grande Prêmio OSAF (G1), sem prejuízo de outros vários nomes.

Em março de 2015, um condomínio de criadores adquiriu Agnes Gold, durante o processo de liquidação do Haras Estrela Energia. Após a realização do negócio, o semental foi transferido para Bagé. Em sua nova casa, o reprodutor expandiria seus números, mediante incríveis resultados e se consagraria, em definitivo. Sua primeira geração “gaúcha” (de 2016) foi marcada, sobremaneira, pelos nomes de Ivar (múltiplo ganhador de G1 na Argentina e também ganhador de graduação máxima nos Estados Unidos), Mais Que Bonita (múltipla ganhadora graduada, incluindo 2 corridas de graduação máxima), Abu Dhabi (ganhador do GP Cruzeiro do Sul (G1)) e Olympic Jhonsnow (bicampeão do GP Presidente da República, em suas versões carioca (G1) e paulista (G2)).

O brilho intenso do reprodutor manteve-se com a geração seguinte que, nascida em 2017, colocou o nome de Agnes Gold em altíssima prateleira. Tríplice coroada invicta e “Animal do Ano” no Troféu Mossoró, Janelle Monae revelou-se sua principal estrela. Culo e Camicia (GP Francisco Eduardo e Linneo Eduardo de Paula Machado (G1)) e Olympick Kremlin (GP Cruzeiro do Sul (G1)) renderam, ainda, a Agnes Gold, a condição de pai dos ganhadores (juntamente de Janelle Monae) de 5 das 6 provas das tríplices coroas do Rio de Janeiro, em 2021. Nessa toada, Agnes Gold foi eleito o “Melhor Reprodutor” do Troféu Mossoró 2020/2021.

Sua última geração estreada (nascida em 2018) e recém passada aos 3 anos já foi capaz de manter a série de resultados mais do que expressivos de Agnes Gold. Recentemente exportado, o múltiplo ganhador de G1 Orfeu Negro é sua principal referência masculina, até aqui, enquanto entre as fêmeas destaca-se o nome de Olympic Las Palmas, recente vencedora do GP Barão de Piracicaba (G1).

Até o momento contando com 507 produtos registrados no Stud Book Brasileiro, Agnes Gold atinge 9% de ganhadores clássicos.

Mais notícias

Olympic Hanoi confirma evolução na Prova Especial Falcon Jet

Corredor do Haras Regina demonstrou forma para o GP Francisco Eduardo de Paula Machado (gr.I).

Estados Unidos: descendentes de brasileiras vencem na semana

Surfer Girl e Bubbly Jane contaram com descendentes vitoriosos, nos últimos dias, em solo norte-americano.

Copa dos Criadores recebe 63 pré-inscrições

Primeira parcela do added para o festival, a ser realizado no dia 5 de agosto, em Cidade Jardim, foi paga nesta sexta-feira (21).