13 out 2023 | 11:36:39

Criação brasileira perde Can The Man

Com apenas uma geração estreada, no Brasil, filho de Into Mischief já é múltiplo produtor de G1.


Can The Man: perda sentida para a criação brasileira.

Imagem: Spendthrift Farm

Numa perda extremamente sentida para a criação nacional, morreu, na madrugada desta sexta-feira (13), o reprodutor Can The Man. O garanhão encontrava-se, em tratamento de uma enfermidade, no hospital veterinário de Santa Maria/RS.

Primeiro filho do garanhão líder norte-americano, Into Mischief, a servir no Brasil, Can The Man também colocou os criadores brasileiros em contato com uma excelente família materna. Sua mãe, Smolensk (Danzig), foi clássica de G2 e G3, na França. A avó materna, Blush With Pride (Blushing Groom) venceu o Kentucky Oaks (G1). E a terceira mãe de Can The Man, Best In Show, é considerada, por muitos, como uma das melhores reprodutoras da história.

Nascido em 2011, Can The Man competiu por 6 oportunidades, aos 2 e 3 anos, vencendo em 3 delas. Os Affirmed Stakes (G3) e Speakeasy Stakes representaram suas principais conquistas, com destaque, ainda, para os terceiro e quarto lugares obtidos, respectivamente, nos Del Mar Futurity (G1) e FrontRunner Stakes (G1). 

Can The Man ingressou na reprodução em 2015, na Spendthrift Farm (Kentucky). O múltiplo ganhador de G3, Beer Can Man; o colocado graduado em Dubai, Truck Salesman; os stakes winners Im Evin Im Leavin, Man In The Can, T D Dance, e Spectacular Gem são alguns dos destaques de sua produção, no hemisfério norte. 

Importado por um condomínio de criadores, Can The Man chegou ao Brasil em 2019. Logo em sua primeira geração nacional, despontou, na qualidade de excelente revelação: Can The Man já conta com 3 ganhadores individuais de G1 (Ungai Hai, The Last Emperor e Lillácea) e outros 3 ganhadores clássicos (Mr. Man, Rota da Seda e Underdog), que também já obtiveram colocações em provas de graduação máxima.

Até o momento, conta com 301 produtos registrados no Stud Book Brasileiro. Esse número será expandido, ainda, conforme registrados os animais nascidos neste segundo semestre de 2023, os quais comporão a última geração de Can The Man. Em virtude de uma lesão, o semental não cobriu, na atual temporada de monta.

 

Mais notícias

Rumo ao Latino: Marlon prevaleceu na Prova Especial Dark Brown

Corredor do Haras Moema confirmou ótimo padrão na pista de areia e venceu a seletiva paulista para o GP Longines Latinoamericano (gr.I).

Após forfait no sábado, Jolie Olímpica retorna na Del Mar Mile (G2)

Brasileira fará frente aos machos, no próximo dia 23. Retirada, no Yellow Ribbon Handicap (G2) deveu-se à decisão pela concessão de maior período de recuperação à corredora, após sua última saída.

Em final de emoção, Hector Gold resiste a Mapa Mundi

Arenático do Haras Anderson conquistou, pela segunda vez, o Clássico Delegações Turfísticas (L) e garantiu vaga no “Latino 2021”.