05 jun 2019 | 11:52:29

Criação: Camelot Kitten servirá no Paraná

Ganhador de G2 nos Estados Unidos será o primeiro Kitten’s Joy a servir no Brasil.


Camelot Kitten foi múltiplo ganhador de provas graduadas.

Imagem: Adam Coglianese/Blood Horse

Após concluída a negociação – conduzida por Bruno Alexandre – que lhe trará ao Brasil, Camelot Kitten teve definido seu alojamento. O primeiro filho de Kitten’s Joy a servir no Brasil, adquirido por um condomínio de criadores, terá morada na cocheira de garanhões do Haras Rio Iguassu, em Tijucas do Sul/PR.

Nascido em 2013, Camelot Kitten iniciou sua campanha aos 2 anos, idade com a qual, além de vencer uma eliminatória na estreia, formou a dupla no Dixiana Bourbon Stakes (gr.II). Foi aos 3 anos, porém, que Camelot Kitten protagonizou sua melhor temporada, vencendo 4 provas graduadas: Hill Prince Stakes (gr.III), Pennine Ridge Stakes (gr.III), National Museum of Racing Hall of Fame Stakes (gr.II) e o American Turf Stakes (gr.II). Nesse último embate, aliás, derrotou Beach Patrol, um dos melhores animais em pista de grama, nos Estados Unidos, nas temporadas seguintes, revelando-se múltiplo ganhador de G1.

Com apenas 4 corridas aos 4 anos, voltou a vencer aos 5 (em 2018), por ocasião da Kentucky Cup Classic Stakes. Encerrou sua campanha com 23 saídas – todas elas na pista de grama – e 6 primeiros lugares, com prêmios superiores a US$ 1 milhão.

Camelot Kitten é irmão próprio de Bobby’s Kitten, vencedor da Breeders’ Cup Turf Sprint (gr.I), nos Estados Unidos, e que atualmente serve como garanhão no Lanwades Stud, na Inglaterra (coberturas comercializadas por £ 10 mil, cada). O pai da dupla, Kitten’s Joy (El Prado), mesmo tendo sua produção focada em provas de grama, conseguiu o feito, por duas temporadas (2013 e 2018), de vencer a estatística geral de reprodutores, nos Estados Unidos. Desde 2013, Kitten’s Joy vem vencendo a estatística de reprodutores locais, na grama, de modo hegemônico.

Celestial Woods, a mãe de Camelot Kitten, descende de Forestry – permitindo, assim, que criadores vislumbrem, desde já, um inbreeding no filho de Storm Cat, que se encontra há 4 anos alojado, de modo definitivo, no Brasil.

Camelot Kitten encontra-se em procedimento de quarentena, devendo desembarcar no Brasil no mês de julho. 

Mais notícias

Cristal: Etê Kaluanã volta a dar show e conquista a tríplice coroa de potrancas

Na retomada das corridas, em Porto Alegre, corredora de Alberto Juarez Tiellet Miorim deixou adversárias a perder de vista, no GP Hipódromo dos Moinhos de Vento. Haja Coração venceu o Derby.

Em estreia nos EUA, Fast Jet Court agrada e tira quarto em G2

Crioula do Haras Cima finalizou em quarto no John C. Mabee Stakes (G2), vencido pela clássica de G1, Going To Vegas.

Royal Ascot: no fechar das cortinas, The Tin Man venceu o Diamond Jubilee Stakes (gr.I)

Velocista de 5 anos brilhou no último dia do maior festival britânico.