23 mar 2018 | 21:19:59

Criação: mãe de 5 ganhadores de G1, Hasili morre na Irlanda

Uma das melhores reprodutoras PSI, de todos os tempos, filha de Kahyasi faleceu hoje, aos 27 anos.

Hasili fez história na criação mundial

Imagem: Thoroughbred Daily News/Helena Anderson

Matriz recordista em produtos individuais, ganhadores de G1, Hasili, filha de Kahyasi e Kerali (High Line), de criação e propriedade do Príncipe Khalid Abdullah – Juddmonte Farms – faleceu hoje (23), na Irlanda, aos 27 anos.

A notícia, replicada em diversos veículos da mídia especializada, a exemplo do Thoroughbred Daily News, com texto de Kelsey Riley, traz à tona os incríveis números da reprodutora – eleita reprodutora do ano, na Europa, em 2006. Com 4 vitórias em 17 saídas, Hasili ingressou no plantel de matrizes da Juddmonte Farms em 1995. Desde então, originou um quinteto de animais vencedores de provas de G1, incluindo – os posteriormente – reprodutores Dansili e Champs Elysees, ambos filhos de Danehill.

À dupla, somam-se as fêmeas Intercontinental (Danehill), Banks Hill (Danehill) e Heat Haze (Green Desert). Além de Hasili, somente a britânica Eight Carat (Pieces of Eight) cuja produção deu-se na Nova Zelândia, alcançou a marca de 5 ganhadores individuais. de G1.

Sem prejuízo dos já citados Dansili e Champs Elysees, outros dois garanhões originaram-se a partir de Hasili: Cacique (Danehill) e Raise The Flag (Sadler’s Wells). Os quatro, se somadas as respectivas produções, são responsáveis, até aqui, por mais de 250 stakes winners. Atualmente, cerca de 25% das matrizes da Juddmonte Farms contam com Hasili no pedigree.

A segunda mãe de Hasili, Sookera (Roberto), revelou-se, igualmente, destacada reprodutora. Figura, dentre outras filiações de destaque, na linha materna do brasileiro Leroidesanimaux (Candy Stripes), de quem é terceira mãe.

Mais notícias

Happy Bryan mantem invencibilidade no GP Luiz Fernando Cirne Lima (gr.III)

Potranca do Stud Pedudu resistiu aos avanços de Quick’N Easy para manter a liderança, entre as potrancas, na Gávea.

Ler na íntegra

Em final de emoção, Delray Beach supera Ternura de Birigui

Líder conquistou o GP Pres. José Antonio Pamplona de Andrade (gr.III) para Adolpho Smith de Vascondellos.

Ler na íntegra

Sea Dream conquista o Grande Prêmio Diana (gr.I)

Filha de Drosselmeyer defende a farda da Fazenda Mondesir.

Ler na íntegra