17 jul 2022 | 21:19:04

Cromwell conquista batismo clássico no “Dezesseis de Julho”

Defensor da parceria Nijú & Eternamente Rio levantou prova de G2.


Cromwell levou a melhor no G2 da Gávea.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Neste domingo (17), no Jockey Club Brasileiro, foi disputado o Grande Prêmio Dezesseis de Julho (G2), em 2.000m na pista de grama (pesada, com 7m de cerca móvel), para animais de 4 e mais anos. Venceu Cromwell, 4 anos, filho de Nedawi e Qualibet (Burooj), de criação e propriedade de Stud Eternamente Rio/Haras Nijú.

Sem surpresas, foi Joke of Destiny quem ditou o ritmo do páreo. Em momento algum, porém, Henderson Fernandes permitiu que o ponteiro livrasse grande vantagem à frente de Cromwell, que lhe acompanhava em segundo.

Amor Ágape era o terceiro e Rocky Fon o quarto. Ricky Ricardo e Bacilo vinham depois.

No tiro direto, Joke of Destiny logo renunciou à disputa, dando vez ao ataque de Cromwell. Arrancado das patas dos dois da frente, Amor Ágape também avançava, acompanhado de Rocky Fon. Ricky Ricardo, algo embaraçado, procurava espaço para arrematar.

Nos 200 finais, Cromwell e Amor Ágape destacaram-se. No rigor de seu jóquei, Cromwell manteve-se, com sucesso, na ponta, batendo o oponente por 1 corpo e ½.

Em razão de reclamação de Ricky Ricardo, Amor Ágape foi desclassificado, porém, para o quarto posto, passando Rocky Fon para segundo e Ricky Ricardo para terceiro. Joke of Destiny completou o marcador. Depois, Bacilo.

Treinado por Luis Esteves, Cromwell obteve sua 2ª vitória (1ª clássica) em 6 corridas. Tempo de 2:04.88.

Mais notícias

Winx volta a sobrar na Austrália, vence a 17ª consecutiva e mira em Ascot

Craque australiana bateu os machos, com grande facilidade, no Queen Elizabeth Stakes (gr.I)

Em final de emoção, Hard Trick prevalece na "Milha Internacional"

Direção inspirada de Ilson Correa rendeu taça importante ao Haras Springfield

Nota de falecimento: Hernani Azevedo Silva

Amigos, familiares e a comunidade turfística brasileira perderam Hernani Azevedo Silva. Atuante como criador, proprietário e dirigente, faleceu em São Paulo, nesta terça-feira (11). Por meio da Agro Pastoril Haras São Luiz, Hernani conquistou resultados dos mais expressivos e criou alguns dos mais memoráveis animais do turfe brasileiro. A maior de suas gemas, Clackson (I Say) marcou época como corredor dos... [continua ]