02 nov 2023 | 11:49:42

De volta a Santa Anita, Breeders' Cup é atração do final de semana

Festival reunirá animais, profissionais e coudelarias de diversas partes do mundo.


A Breeders' Cup está de volta a Santa Anita Park.

Imagem: Divulgação

Após 4 anos distante do seu palco mais usual (por 10 vezes sede do evento, trata-se do hipódromo que, por mais vezes, recebeu o festival), a Breeders' Cup retorna, em 2023, a Santa Anita Park, para a comemoração dos seus 40 anos de realização. Intitulada como a "Copa do Mundo" das corridas de cavalo, a Breeders' Cup faz por merecer a honrada comparação à medida que, dentre todos os meetings do turfe internacional, é, de fato, aquele que mais galga êxito em reunir profissionais, coudelarias e, principalmente, animais de diferentes partes do mundo.

Entre sexta-feira (3) e sábado (4), 14 corridas distribuirão, ao longo das suas variadas enturmações, pistas e distâncias, mais de US$ 31 milhões em prêmios.

Se ainda ressoa na lembrança do turfista a vitória histórica de Flightline, na Breeders' Cup Classic (G1) do ano passado, o cenário visto em 2024, no tocante ao mesmo páreo, é um bocado diferente. Numa espécie de "entressafra" dos corredores que abordam a distância clássica norte-americana (2.000 metros na areia), há valores de retrospecto mais tímido e menos chamativo do que aqueles que abrilhantaram a edição 2022 - sobretudo diante dos forfaits de Geaux Rocket Ride e Arcangelo, dois dos melhores "3" anos em atividade, nos Estados Unidos. 

Vindo de vencer o Pacific Classic Stakes (G1) e competindo "em casa", Arabian Knight figura como nome forte na competição, podendo render a Bob Baffert sua quinta vitória no histórico do páreo - do qual já é seu treinador mais vitorioso. Por se tratar de corredor voluntarioso, todavia, Arabian Knight poderá ter no train de corrida um obstáculo e tanto - principalmente diante da presença de Saudi Crown, que vem de vencer, de ponta a ponta, o Pennsylvania Derby (G1). O japonês Ushba Tesoro, que, no início do ano, conquistou a Dubai World Cup (G1), e o sempre presente Zandon, que segue credenciado por fácil vitória obtida no Woodward Stakes (G2), são outros nomes de realce.

Já para a disputa da Breeders' Cup Turf (G1, 2.400m/grama), a Coolmore reservou seu melhor fundista, na atualidade. Ganhador do Epsom Derby (G1), Auguste Rodin abdicou das jornadas do Prix l'Arc de Triomphe (G1) e do Champion Stakes (G1), justamente, para mirar no importante compromisso de sábado. Atravessando o melhor momento de sua campanha (vem de vencer os Prince of Wales's Stakes [G1] e International Stakes [G1]), Mostahdaf, sob a farda da Shadwell, é mais um europeu de possibilidades acesas, na competição. 

Além desses dois mencionados embates, que marcarão a reunião sabatina (o segundo dia, portanto) da Breeders' Cup, muitos outros são os chamarizes do festival. A invicta Tamara, que tentará repetir o êxito da mãe, Beholder, na Breeders' Cup Juvenile Fillies (G1); o carismático Cody's Wish, que briga pelo bicampeonato da Breeders' Cup Dirt Mile (G1); e o teste de fogo de Idiomatic - a melhor égua do turfe estadunidense, na atualidade - por ocasião da Breeders' Cup Distaff (G1) são alguns exemplos disso. Sem contar, é claro, nas aparições da japonesa Songline e da britânica Inspiral, respectivamente, na Breeders' Cup Mile (G1) e na Breeders' Cup Filly & Mare Turf (G1).

O festival da Breeders' Cup será transmitido pela TV Turfe/TV Jockey, com captação de apostas, a partir das 15h30 desta sexta-feira.

 

Mais notícias

Rumo ao "Henrique de Toledo Lara", Evidências vence aos esbarros

Potranca da Coudelaria Fantastic levantou a Prova Especial Colina Verde.

Troféu Mossoró: convites poderão ser adquiridos até as 12 horas de sexta-feira

Cerimônia será realizada no sábado (3), após a Copa dos Criadores. Não serão vendidos convites na data do evento.

No baile de Emerson Garcia, Neto Ernesto fecha o salão

Defensor do Stud Orit levantou a Prova Especial Quartier Latin, na derradeira disputa do festival máximo de Cidade Jardim.