02 jun 2017 | 21:42:18

Debaixo de chuva, Enable vence o Epsom Oaks (gr.I)

Potranca da Juddmote Farms pertence à primeira geração do reprodutor Nathaniel.


Enable bateu a favorita Rhododendron por 5 corpos

Imagem: Sky Sports

Corrido debaixo de chuva nesta sexta-feira (2), o Epsom Oaks (gr.I), em 2.400m (aprox.) na pista de grama, com £ 500 mil de bolsa, foi vencido por Enable, filha de Nathaniel e Concentric (Sadler’s Wells), criada na Grã-Bretanha pela Juddmonte Farms e pertencente ao Prince Khalid Abdullah (titular da Juddmonte Farms).

Pocketfullofdreams (Invencible Spirit) comandava as ações na dianteira. A ganhadora do Prix Saint-Alary (gr.I), Sobetsu (Dubawi) acionava em segundo e Enable aparecia próxima das duas primeiras em terceiro.

Na reta de chegada, Enable não tardou em alcançar a dupla que corria à frente. Todavia, a favorita Rhododendron (Galileo) avançava – imediatamente por fora de Enable – ainda com Ryan Moore “a tiracolo” em seu dorso.

Faltando 400 metros para o disco, finalmente Rhododendron recebeu a partida de seu jóquei. O mesmo aconteceu com Enable, então exigida por Frankie Dettori. E dali em diante, de modo até mesmo surpreendente, Enable disparou à frente de Rhododendron, que não deu qualquer impressão de atacar a oponente.

Enable derrotou Rhododendron por 5 corpos no disco. Alluringly (Fastnet Rock) terminou em terceiro. Tempo de 2:34.13.

Treinada por John Gosden, Enable conta com 4 vitórias em 5 corridas.  A também ganhadora do Chesire Oaks (L) é representante da primeira geração do reprodutor Nathaniel e possui cruzamento bastante chamativo: Enable conta com “inbreed” na proporção 3x2 no fenômeno Sadler’s Wells (Northern Dancer). Seu “sire”, Nathaniel, descende de Galileo que por sua vez tem Sadler’s Wells como pai. Já a mãe de Enable, a ganhadora de listed race Concentric, é filha de Sadler’s Wells.

Na mesma reunião, o “globetrotter” Highland Reel, 5 anos, filho de Galileo e Hveger (Danehill), criado na Irlanda por Hveger Syndicate e de propriedade de Derrick Smith, Susan Magnier & Michael Tabor, levantou a Coronation Cup (gr.I), em 2.400m (aprox.) na grama, para produtos de 4 e mais anos, com £ 420 mil em prêmios.

Com Ryan Moore “up”, Highland Reel superou Frontiersman (Dubawi) por 1 corpo e ¾ no disco. Hawkbill (Kitten’s Joy) finalizou em terceiro. Treinado por Aidan O’Brien, Highland Reel soma 8 vitórias em 22 corridas, com direito a êxitos em provas de G1 disputadas em 3 diferentes continentes. A milha e meia foi corrida em 2:33.34.

Mais notícias

Cristal: Hedi fica a um passo da tríplice coroa juvenil. Embalada Flecha surpreende entre as fêmeas.

Nova geração foi destaque na última sexta-feira.

Clássicos do GP Paraná têm campos divulgados; confira

Festival será realizado no dia 3 de dezembro, em Curitiba.

Tinindo, Big Angel supera Vôo de Ícaro na Prova Especial Max Perlman

Velocista de Antonio Corteze Sobrinho confirmou excelente forma.