03 jun 2017 | 00:42:18

Debaixo de chuva, Enable vence o Epsom Oaks (gr.I)

Potranca da Juddmote Farms pertence à primeira geração do reprodutor Nathaniel.


Enable bateu a favorita Rhododendron por 5 corpos

Imagem: Sky Sports

Corrido debaixo de chuva nesta sexta-feira (2), o Epsom Oaks (gr.I), em 2.400m (aprox.) na pista de grama, com £ 500 mil de bolsa, foi vencido por Enable, filha de Nathaniel e Concentric (Sadler’s Wells), criada na Grã-Bretanha pela Juddmonte Farms e pertencente ao Prince Khalid Abdullah (titular da Juddmonte Farms).

Pocketfullofdreams (Invencible Spirit) comandava as ações na dianteira. A ganhadora do Prix Saint-Alary (gr.I), Sobetsu (Dubawi) acionava em segundo e Enable aparecia próxima das duas primeiras em terceiro.

Na reta de chegada, Enable não tardou em alcançar a dupla que corria à frente. Todavia, a favorita Rhododendron (Galileo) avançava – imediatamente por fora de Enable – ainda com Ryan Moore “a tiracolo” em seu dorso.

Faltando 400 metros para o disco, finalmente Rhododendron recebeu a partida de seu jóquei. O mesmo aconteceu com Enable, então exigida por Frankie Dettori. E dali em diante, de modo até mesmo surpreendente, Enable disparou à frente de Rhododendron, que não deu qualquer impressão de atacar a oponente.

Enable derrotou Rhododendron por 5 corpos no disco. Alluringly (Fastnet Rock) terminou em terceiro. Tempo de 2:34.13.

Treinada por John Gosden, Enable conta com 4 vitórias em 5 corridas.  A também ganhadora do Chesire Oaks (L) é representante da primeira geração do reprodutor Nathaniel e possui cruzamento bastante chamativo: Enable conta com “inbreed” na proporção 3x2 no fenômeno Sadler’s Wells (Northern Dancer). Seu “sire”, Nathaniel, descende de Galileo que por sua vez tem Sadler’s Wells como pai. Já a mãe de Enable, a ganhadora de listed race Concentric, é filha de Sadler’s Wells.

Na mesma reunião, o “globetrotter” Highland Reel, 5 anos, filho de Galileo e Hveger (Danehill), criado na Irlanda por Hveger Syndicate e de propriedade de Derrick Smith, Susan Magnier & Michael Tabor, levantou a Coronation Cup (gr.I), em 2.400m (aprox.) na grama, para produtos de 4 e mais anos, com £ 420 mil em prêmios.

Com Ryan Moore “up”, Highland Reel superou Frontiersman (Dubawi) por 1 corpo e ¾ no disco. Hawkbill (Kitten’s Joy) finalizou em terceiro. Treinado por Aidan O’Brien, Highland Reel soma 8 vitórias em 22 corridas, com direito a êxitos em provas de G1 disputadas em 3 diferentes continentes. A milha e meia foi corrida em 2:33.34.

Mais notícias

Ivar mantém padrão de excelência e finaliza em quarto para Modern Games na BC Mile

Brasileiro do Stud Rio Dois Irmãos conquistou sua terceira colocação consecutiva na Breeders’ Cup Mile (G1), desta feita dominada pelo favorito Modern Games. Na BC Turf, Nautilus finalizou fora do marcador.

Nhoquin quebra recorde e ratifica condição de melhor fundista paulista

Corredor do Haras Phillipson venceu, pela segunda vez, o Clássico Presidente João Domingos Sampaio (L).

Goldzilla, de ponta a ponta na Prova Especial Mensageiro Alado

Velocista foi adquirido pelo Stud Happy Again na véspera da competição.