05 maio 2018 | 21:56:31

Debaixo de chuva, Justify brilha no Kentucky Derby (gr.I)

Filho de Scat Daddy confirmou favoritismo na abertura da tríplice coroa norte-americana.


Justify brilhou na chuvosa tarde de Churchill Downs.

Imagem: Mark Zerof/USA Today

Momento mais aguardado da chuvosa tarde de sábado (5), em Churchill Downs, o Kentucky Derby (gr.I), em 2.000ma na pista de areia (encharcada), para produtos de 3 anos, na 1ª prova da tríplice coroa norte-americana, revelou a vitória do favorito Justify, filho de Scat Daddy e Stage Magic (Ghostzapper), de criação de John D. Gunther e propriedade de WinStar Farm LLC, China Horse Club and SF Racing LLC.

Com Mike Smith “up”, Justify acompanhou, na segunda posição, o forte ritmo de Promises Fulfilled (Schackleford) – que assinalou parciais de 22.24 e 45.77. Na cabeceira da reta de chegada, Justify assumiu a primeira colocação.

Em que pese os perigosos avanços do Champion 2yo Good Magic (Curlin), Justify defendeu-se, com categoria, para manter a primeira colocação. Good Magic, que confirmou a vitória obtida na preparatória do Bluegrass Stakes (gr.II), formou a dupla a 2 corpos e ½. Audible (Into Mischief), credenciado por vitória no Florida Derby (gr.I) e companheiro de farda de Justify, finalizou em terceiro. Instilled Regard (Arch) foi o quarto e My Boy Jack (Creative Cause) o quinto.

Mendelssohn (Scat Daddy), esperança da Coolmore e um dos nomes mais visados no lote, amargou a vigésima e última colocação.

Agora vencedor de 5 edições do Kentucky Derby, Bob Baffert enviou Justify à raia para que o alazão conquistasse a quarta vitória em 4 saídas. Ganhador do Santa Anita Derby (gr.I), tornou-se o primeiro animal sem ter corrido aos 2 anos, na história, a vencer o Kentucky Derby (gr.I).

Tempo de 2:04.20.

Yoshida fatura G1 para criação japonesa. Editore finaliza em sexto.

Outra atração da data, em Churchill Downs, o Old Forester Turf Classic Stakes (gr.I), em 1.800m na pista de grama (pesada), para produtos de 4 e mais anos, com US$ 500 mil de dotação, teve no japonês Yoshida, 4 anos, filho de Heart’s Cry e Hilda’s Passion (Canadian Frontier), de criação da Northern Farm e propriedade de WinStar Farm, China Horse Club International Ltd., SF Racing LLC & Head of Plains, o seu ganhador.

Conduzido por Jose Ortiz, Yoshida superou Beach Patrol (Lemon Drop Kid) por ¾ de corpo. O brasileiro Editore (por Redattore, do Stud Rio Dois Irmãos) correu na expectativa e finalizou em sexto, a 6 corpos e ¼ do ganhador.

Treinado por Bill Mott, Yoshida conquistou a quarta vitória em 8 saídas. Relógios parados na marca de 1:54.64.

Mais notícias

Lele Bucheca conquista o Clássico Armando Carneiro (L)

Corredora do Haras Figueira do Lago alcançou batismo clássico.

Rainbow Lius vence mais uma, em Porto Alegre

Filho do nacional Setembro Chove, que pertence a Luiz Henrique F. Dos Santos, venceu o Clássico Presidente Flávio José Gomes.

San Isidro não receberá público para jornada do GP Latinoamericano (G1)

Hipódromo argentino manteve disputa da prova, mas anunciou restrição de acesso ao grande público.