30 jul 2019 | 12:59:19

Deep Impact desfalca criação mundial

Divisor de águas na criação japonesa, filho de Sunday Silence morreu nesta terça-feira.


Deep Impact: números impressionantes e renome internacional.

Imagem: Shadai Farm

Um dos mais importantes sementais da história da criação japonesa, Deep Impact morreu nesta terça-feira (30), em Hokkaido, no Japão. De acordo com nota divulgada pela Shadai Farm (proprietária do animal) à imprensa, Deep Impact sofreu uma lesão na coluna cervical e mesmo tendo sido submetido a uma intervenção cirúrgica, não resistiu.

Filho de – outro marco para a criação nipônica – Sunday Silence, Deep Impact nasceu no ano de 2002 e em campanha tornou-se um dos melhores corredores japoneses de todos os tempos. Sexto tríplice coroado do país (o segundo a fazê-lo de modo invicto), obteve 12 vitórias em 14 saídas. Suas únicas derrotas aconteceram no Arima Kinen (gr.I), no qual foi o segundo colocado, em 2005, e no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I) de 2006, em que, após obter o terceiro posto na pista, restou desclassificado por doping.

Deep Impact ingressou na reprodução em 2007. De 2012 a 2018, venceu todas as edições da estatística geral de reprodutores, no Japão. Seu sucesso extrapolou os limites geográficos do turfe asiático, tendo despertado o interesse e os investimentos de grandes corporações do mundo turfístico. Dentre elas, a Coolmore, que nos últimos anos passou a enviar éguas, regularmente, para o garanhão. Na primeira temporada da operação, os irlandeses obtiveram Saxon Warrior, múltiplo ganhador de G1 e atualmente compondo o time de reprodutores da Coolmore radicados na Europa.

Em 2019, Deep Impact conquistou outro feito bastante expressivo. Ele iniciou a temporada de monta, no hemisfério norte, com a cobertura mais valorizada do mundo: £ 276 mil. O preço praticado foi superior àquele cobrado, por exemplo, pelos serviços de Dubawi e Tapit.

Até o momento, Deep Impact produziu 135 black type winners, dos quais 113 venceram provas de grupo. Na sua ainda breve experiência como avô materno, conta com 7 netos vencedores de black type, sendo 4 de provas graduadas.

Mais notícias

Em atropelada fulminante, No Regrets abre a tríplice coroa

Primeiro embate de graduação máxima do domingo (12) na Gávea, o Grande Prêmio Henrique Possolo (gr.I), em 1.600m na pista de grama, para potrancas de 3 anos, abriu a tríplice coroa de fêmeas. Vitória de No Regrets, filha do precocemente desaparecido Fluke e Buy Me Love (Jules), de criação e propriedade do Haras Doce Vale.

Na seletiva do Latino, um espetáculo de Pimper’s Paradise

Corredor do Haras Doce Vale produziu exibição de incrível superioridade no GP Escorial (gr.III).

Soberba, Winx reaparece com sucesso e supera marca de Black Caviar

Sem correr desde abril, craque australiana venceu o Winx Stakes (gr.I) e atingiu a marca de 26 vitórias consecutivas.