30 jul 2019 | 09:59:19

Deep Impact desfalca criação mundial

Divisor de águas na criação japonesa, filho de Sunday Silence morreu nesta terça-feira.


Deep Impact: números impressionantes e renome internacional.

Imagem: Shadai Farm

Um dos mais importantes sementais da história da criação japonesa, Deep Impact morreu nesta terça-feira (30), em Hokkaido, no Japão. De acordo com nota divulgada pela Shadai Farm (proprietária do animal) à imprensa, Deep Impact sofreu uma lesão na coluna cervical e mesmo tendo sido submetido a uma intervenção cirúrgica, não resistiu.

Filho de – outro marco para a criação nipônica – Sunday Silence, Deep Impact nasceu no ano de 2002 e em campanha tornou-se um dos melhores corredores japoneses de todos os tempos. Sexto tríplice coroado do país (o segundo a fazê-lo de modo invicto), obteve 12 vitórias em 14 saídas. Suas únicas derrotas aconteceram no Arima Kinen (gr.I), no qual foi o segundo colocado, em 2005, e no Prix l’Arc de Triomphe (gr.I) de 2006, em que, após obter o terceiro posto na pista, restou desclassificado por doping.

Deep Impact ingressou na reprodução em 2007. De 2012 a 2018, venceu todas as edições da estatística geral de reprodutores, no Japão. Seu sucesso extrapolou os limites geográficos do turfe asiático, tendo despertado o interesse e os investimentos de grandes corporações do mundo turfístico. Dentre elas, a Coolmore, que nos últimos anos passou a enviar éguas, regularmente, para o garanhão. Na primeira temporada da operação, os irlandeses obtiveram Saxon Warrior, múltiplo ganhador de G1 e atualmente compondo o time de reprodutores da Coolmore radicados na Europa.

Em 2019, Deep Impact conquistou outro feito bastante expressivo. Ele iniciou a temporada de monta, no hemisfério norte, com a cobertura mais valorizada do mundo: £ 276 mil. O preço praticado foi superior àquele cobrado, por exemplo, pelos serviços de Dubawi e Tapit.

Até o momento, Deep Impact produziu 135 black type winners, dos quais 113 venceram provas de grupo. Na sua ainda breve experiência como avô materno, conta com 7 netos vencedores de black type, sendo 4 de provas graduadas.

Mais notícias

If Looks Like ratifica liderança no GP Francisco Vilella de Paula Machado (G2)

Potranca do Haras Santa Maria de Araras voltou a demonstrar ser detentora de alto poderio locomotor.

Lo Felipe não dá susto na Prova Especial Kigrandi

Tordilho do Haras Phillipson abriu a reunião sabatina de Cidade Jardim.

Quebranto conquista batismo clássico, em Cidade Jardim

Filho do nacional Victory Is Ours, pertencente ao Stud Pinheiros do Sul, venceu o Clássico Candido Egydio de Souza Aranha (L).