25 dez 2021 | 19:39:29

Despedidas em 2021: conteúdos sobre o adeus de Alex Mota e Altair Domingos

Dois dos mais talentosos jóqueis brasileiros das últimas décadas foram temas de matérias e homenagens, ao passo que tiveram suas aposentadorias informadas ao grande público.


Domingos e Mota: protagonistas de conduções inesquecíveis, deixarão saudades nos turfistas brasileiros

Imagens: Esq. Turf Diario e Dir. Gérson Martins/JCB

Os últimos lances de 2021 reservaram, para turfistas brasileiros, dois momentos umbilicalmente ligados, fosse pelo tema, fosse pela relativa dose de tristeza que lhes aproveita. Alex Mota e Altair Domingos, dois dos melhores jóqueis brasileiros das últimas décadas, tiveram suas aposentadorias anunciadas. Por conta disso, foram objeto de conteúdos e homenagens diversos.

Depois de diversas idas e vindas e da constante batalha conta a balança, Alex Mota pendurou o chicote, em definitivo, para se dedicar à Escola de Profissionais do Turfe do Jockey Club Brasileiro, onde ocupará cadeira de professor. Tendo iniciado sua carreira nas canchas retas gaúchas, na década de 1990, Mota protagonizou carreira de sucesso ao se transferir para o Rio de Janeiro.

Frio e calculista, Mota venceu alguns dos principais páreos do turfe brasileiro, incluindo o Grande Prêmio Brasil de 2004, com Thignon Boy (replay abaixo). Chegou, ainda, a realizar experiências pontuais no exterior, incluindo o turfe norte-americano.

Clique aqui para conferir matéria de autoria do jornalista Fernando Lopes, elaborada para o website do Jockey Club Brasileiro, sobre a despedida oficial do bridão. Mota, no último dia 19 de dezembro, foi homenageado pelo Jockey Club Brasileiro, de quem recebeu uma placa, na companhia de sua filha, a joqueta Victoria Mota.

Contemporâneo a Mota, Altair Domingos foi outro fenômeno das rédeas de seu tempo. Do Jockey Club Fazenda Rio Grande para o mundo, Domingos marcou as corridas de cavalo latino-americanas por força de sua perspicácia e de sua incrível habilidade no dorso de um animal.

Vencedor dos Grandes Prêmios Brasil (por duas vezes; com Top Hat e Aerosol) e do Grande Prêmio São Paulo (com Jaspion Silent; replay abaixo), Domingos, há mais de uma década, vinha brindando os carreiristas argentinos, com suas inesquecíveis conduções, uma vez que se transferiu para o país vizinho em 2009, tendo se tornado piloto contratado do Haras La Providencia. Com a farda da Família Depieri, conquistou inúmeros grandes prêmios, incluindo o Derby Argentino e o GP Carlos Pellegrini de 2015, com Hi Happy.

Após uma queda, em maio de 2021, Domingos sofreu uma ruptura no nervo óptico e, após meses de análise por parte de médicos especializados, houve a recomendação para a sua aposentadoria. O jóquei, que acatou a recomendação, concedeu sua primeira entrevista, enquanto um ex-piloto, a Jair Balla, jornalista do Jockey Club de São Paulo, que foi ao ar no Programa Papo de Turfe da última semana (clique aqui para assistir).

Mais notícias

Ghoul vence e se aproxima de recorde em Santa Anita

Crioulo do Haras Santa Maria de Araras venceu allowance, na Califórnia, e mesmo com cerca móvel ficou a menos de 1s do recorde dos 1.100 metros, na grama.

Com a farda do patrono da prova, Richiesta brilha na penca de Cidade Jardim

Filha de Tiger Heart, pertencente ao Stud Fenômeno, venceu o prêmio em homenagem a José Stephanes Ferreira Gringo.

Domenica emenda mais uma vitória graduada na Gávea

Filha de Redattore se firma como séria concorrente à vitória no "Brasil das Éguas"