02 jul 2024 | 11:01:10

Devassa vence o Criterium de Potrancas, em Maroñas; a melhor das homenagens a Alcorano

Crioula de Ulisses Lignon Carneiro conquistou vitória facílima, liderando trifeta brasileira.


Devassa: líder inconteste, entre as potrancas de Maroñas.

Imagem: Divulgação H.R.U.

No último sábado (29), em Maroñas, potrancas de 3 anos disputaram o Gran Premio Criterium de Potrancas (G2), em 1.400m na raia de areia. Poucos dias após seu pai, Alcorano, desfalcar o quadro de reprodutores brasileiros, Devassa conquistou vitória retumbante - tornando ainda mais sentido, assim, o desaparecimento do reprodutor. 

Trata-se de uma crioula de Ulisses Lignon Carneiro, de propriedade do Stud Trouville, que descende da matriz Chalkida (Amigoni).

Conduzida por Vagner Leal, Devassa acompanhou, nas imediações do quarto posto (próxima das três primeiras) o ritmo imposto pela uruguaia Sabra. Lançada por fora do trio, que corria à sua frente, na cabeceira da reta final, Devassa apresentou-se, rapidamente, e não tardou a tomar, para si, o primeiro posto. Exigida na canhota de Leal, quando Best Bright (por Can The Man, de criação do Haras Cruz de Pedra e propriedade do Stud Crespi) juntou-se à briga na altura dos 400 finais, Devassa liquidou a fatura, esfuziando na dianteira.

Numa vitória facílima, Devassa abriu 7 corpos e 1/2 sobre Nina Simone (por Camelot Kitten, de criação do Haras Santa Rita da Serra), que garantiu a formação da dupla. Best Bright completou a trifeta de potrancas brasileiras, no páreo.

Treinada por Jorge Rey, Devassa obteve sua 3ª vitória em 3 corridas. No 2º êxito clássico, percorreu a distância na marca de 1:23.34.

Mais notícias

De ponta a ponta, Il Mercato vence o GP Carlos Pellegrini (gr.I)

Filho de Not For Sale rendeu primeiro troféu da prova máxima argentina ao Stud Rubio B. No GP Joaquin S. De Anchorena (gr.I), vitória de Hat Mario, um Hat Trick.

Irmã própria de Frankel nasce na Grã-Bretanha

Prestes a completar seu primeiro mês de vida, fêmea teve nascimento anunciado na mídia britânica.

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (57ª edição)

João Moreira voltou a brilhar nas corridas do Japão. Imagem: Porfírio Menezes (Arquivo) JAPÃO JOÃO MOREIRA: Nosso "Magic Man" segue brilhando em todos os locais nos quais atua. Na sua recente passagem pelo Japão, Moreira deu mais algumas demonstrações de todo o seu talento. Atuando no hipódromo de Sapporo, o brasileiro foi para a foto com A Shin Email, no dia 26, e com... [continua ]