02 jul 2024 | 11:01:10

Devassa vence o Criterium de Potrancas, em Maroñas; a melhor das homenagens a Alcorano

Crioula de Ulisses Lignon Carneiro conquistou vitória facílima, liderando trifeta brasileira.


Devassa: líder inconteste, entre as potrancas de Maroñas.

Imagem: Divulgação H.R.U.

No último sábado (29), em Maroñas, potrancas de 3 anos disputaram o Gran Premio Criterium de Potrancas (G2), em 1.400m na raia de areia. Poucos dias após seu pai, Alcorano, desfalcar o quadro de reprodutores brasileiros, Devassa conquistou vitória retumbante - tornando ainda mais sentido, assim, o desaparecimento do reprodutor. 

Trata-se de uma crioula de Ulisses Lignon Carneiro, de propriedade do Stud Trouville, que descende da matriz Chalkida (Amigoni).

Conduzida por Vagner Leal, Devassa acompanhou, nas imediações do quarto posto (próxima das três primeiras) o ritmo imposto pela uruguaia Sabra. Lançada por fora do trio, que corria à sua frente, na cabeceira da reta final, Devassa apresentou-se, rapidamente, e não tardou a tomar, para si, o primeiro posto. Exigida na canhota de Leal, quando Best Bright (por Can The Man, de criação do Haras Cruz de Pedra e propriedade do Stud Crespi) juntou-se à briga na altura dos 400 finais, Devassa liquidou a fatura, esfuziando na dianteira.

Numa vitória facílima, Devassa abriu 7 corpos e 1/2 sobre Nina Simone (por Camelot Kitten, de criação do Haras Santa Rita da Serra), que garantiu a formação da dupla. Best Bright completou a trifeta de potrancas brasileiras, no páreo.

Treinada por Jorge Rey, Devassa obteve sua 3ª vitória em 3 corridas. No 2º êxito clássico, percorreu a distância na marca de 1:23.34.

Mais notícias

Leilão de Coberturas ABCPCC 2018: catálogo oficial

Evento será realizado na próxima quarta-feira (23/5), com transmissão pela internet. Ao todo, 57 garanhões terão seus serviços leiloados no evento, que credenciará a geração 2019 para a Copa dos Criadores.

Jorge Ricardo receberá a Medalha de Mérito Pedro Ernesto neste domingo, 12/02, no Jockey Club Brasileiro

Ricardinho: ídolo do turfe brasileiro. Imagem: João Cotta/Divulgação JCB A Medalha Pedro Ernesto é o reconhecimento do povo carioca ao grande trabalho que o jóquei Jorge Ricardo desenvolve em seu estado, mas também pela contribuição que ele vem dando à revitalização do turfe e do esporte no Brasil e no cenário internacional.  O Jockey Club Brasileiro tem a honra de fazer parte deste momento... [continua ]

No Japão, filho de Jolie Olímpica vence eliminatória por 10 corpos

Satono Voyage deixou impressão das melhores, em Niigata.