02 jul 2024 | 11:01:10

Devassa vence o Criterium de Potrancas, em Maroñas; a melhor das homenagens a Alcorano

Crioula de Ulisses Lignon Carneiro conquistou vitória facílima, liderando trifeta brasileira.


Devassa: líder inconteste, entre as potrancas de Maroñas.

Imagem: Divulgação H.R.U.

No último sábado (29), em Maroñas, potrancas de 3 anos disputaram o Gran Premio Criterium de Potrancas (G2), em 1.400m na raia de areia. Poucos dias após seu pai, Alcorano, desfalcar o quadro de reprodutores brasileiros, Devassa conquistou vitória retumbante - tornando ainda mais sentido, assim, o desaparecimento do reprodutor. 

Trata-se de uma crioula de Ulisses Lignon Carneiro, de propriedade do Stud Trouville, que descende da matriz Chalkida (Amigoni).

Conduzida por Vagner Leal, Devassa acompanhou, nas imediações do quarto posto (próxima das três primeiras) o ritmo imposto pela uruguaia Sabra. Lançada por fora do trio, que corria à sua frente, na cabeceira da reta final, Devassa apresentou-se, rapidamente, e não tardou a tomar, para si, o primeiro posto. Exigida na canhota de Leal, quando Best Bright (por Can The Man, de criação do Haras Cruz de Pedra e propriedade do Stud Crespi) juntou-se à briga na altura dos 400 finais, Devassa liquidou a fatura, esfuziando na dianteira.

Numa vitória facílima, Devassa abriu 7 corpos e 1/2 sobre Nina Simone (por Camelot Kitten, de criação do Haras Santa Rita da Serra), que garantiu a formação da dupla. Best Bright completou a trifeta de potrancas brasileiras, no páreo.

Treinada por Jorge Rey, Devassa obteve sua 3ª vitória em 3 corridas. No 2º êxito clássico, percorreu a distância na marca de 1:23.34.

Mais notícias

Sailor Courtier ratifica liderança no Clássico ABCPCC (L)

Potro do Haras Cima somou nova vitória clássica, em Curitiba.

Criação: preciosidade de Aga Khan, Dalakhani morre aos 21 anos

Animal de exceção, dentro e fora das pistas, tordilho irlandês foi um dos melhores nomes do Século XXI.

Copa dos Criadores: confira o novo regulamento

Elevação da penalidade para provas de G1 é a principal novidade – tornando, ainda mais importante, o pagamento da Taxa Universal.