13 ago 2020 | 23:39:45

Distinciones Pellegrini: com Ivar e Leandro, brasileiros brilham na premiação dos melhores do ano

Premiação dos melhores nomes da temporada turfística argentina teve em Ivar seu eleito, como melhor potro de 2 anos. Francisco Leandro, mais uma vez, recebeu o troféu de melhor jóquei.


Ivar cumpriu campanha absoluta, aos 2 anos, na Argentina

Imagem: Revista Palermo/Juan Ignacio Bozello

Na quarta-feira (12), foram anunciados os vencedores das Distinciones Pellegrini, a premiação que, ano a ano, elege os melhores nomes do turfe argentino, desta feita em referência à temporada de 2019. Em meio às honrarias argentinas, houve espaço para o brilho de 2 brasileiros: Ivar e Francisco Leandro.

Criado em Bagé (na Fazenda Mondesir), pelo Stud Rio Dois Irmãos (também seu proprietário), Ivar foi, sem surpresas, aclamado melhor potro de 2 anos, na temporada passada. Em 3 saídas, no país vizinho, o filho de Agnes Gold obteve 3 vitórias, incluindo massacrantes êxitos conquistados na Carreira de Las Estrellas Juvenile (G1) e no Criterium de Potrillos (G1).

Atualmente nos Estados Unidos – onde conta com 1 vitória em 2 saídas – Ivar está prestes a reaparecer, segundo reportagem do periódico argentino, Turf Diario, no meeting de Kentucky Downs.

Sinônimo de vitórias e mais vitórias, em pistas argentinas, Francisco Leandro restou agraciado, novamente, com o título de melhor jóquei. O bridão brasileiro, além de brilhar nas estatísticas, também é nome presente aos pódios das melhores provas locais. Uma dessas montarias ilustres de Leandro ocorreu no Derby do GP Nacional (G1), vencido por Miriñaque. Este, por sua vez, recebeu o título de cavalo do ano.

Nas demais categorias, chamou atenção a “dobrada” emplacada pelo Haras Firmamento. Uma das mais tradicionais coudelarias da América do Sul, a farda de cores celeste e branca prevaleceu nas categorias de melhor criador e melhor proprietário.

Mais notícias

Brasileiro Oggigiorno vence G2 em Maroñas

Atração do último fim de semana em Maroñas, o Gran Premio Municipal (URU-gr.II), em 2.400m na areia, para produtos de 3 e mais anos, foi vencido pelo brasileiro Oggigiorno, 5 anos, filho de Pioneering e Colette (Burooj), de criação do Haras Santarém e propriedade do Stud Madelón e Lucía.

Com a gana dos campeões, Não Da Mais resiste a Olympic Jolteon

Potro do Haras Phillipson conquistou o GP João Adhemar de Almeida Prado – Taça de Prata (gr.I).

Em final de emoção, Emperor Roderic supera Voador Magee no Derby Carioca

Filhos do irlandês Roderic O'Connor dominaram o GP Cruzeiro do Sul (gr.I)