08 maio 2022 | 02:28:32

Do claiming ao Kentucky Derby: Rich Strike escreve história improvável em Churchill Downs

Filho de Keen Ice, que até então havia vencido um claiming perdedor, em setembro do ano passado, brilhou no momento ápice do turfe do Kentucky. Rateio de 80 por 1 foi o segundo maior da história do páreo.


Rich Strike ultrapassou Epicenter nos últimos 100 metros: rateio de 80 por 1

Imagem: The Guardian/Mark Humphrey

Diante de uma multidão, que após 2 anos pode lotar, sem restrições, as dependências de Churchill Downs, o Kentucky Derby (G1) foi disputado no sábado (7), por produtos de 3 anos, com US$ 3 milhões de bolsa. Num dos resultados mais improváveis da história da mais famosa corrida norte-americana, venceu – o até outrora suplente – Rich Strike, filho de Keen Ice e Gold Strike (Smart Strike), de criação da Calumet Farm e propriedade de RED TR-Racing LLC.

Enquanto Summer Is Tomorrow liderava o pelotão – seguido pelo japonês Crown Pride e por Messier – sob ritmo intenso, Rich Strike cruzou o disco, na primeira volta, na décima oitava colocação, correndo à frente de apenas outros três animais.

Na reta final, parciais “absurdas” de 45.36 e 21.78 desafiavam a resistência dos ponteiros, que, não por menos, revelaram-se presas fáceis para Epicenter, assim que corridos os primeiros lances da reta final. Logo percebeu-se a atropelada de Zandon, pondo em xeque a liderança de Epicenter. Pelas balizas de dentro, evoluía Rich Strike – mesmo após sofrer prejuízos, na curva e ao correr nas patas de Messier, no tiro direto.

Sob o comando de Sonny Leon, Rich Strike conseguiu a façanha de suplantar os poderosos adversários. No disco, ¾ de corpo lhe separavam de Epicenter, com Zandon, muito próximo, finalizando em terceiro. Simplification e Mo Donegal completaram o marcador.

Há 6 anos, o treinador Eric Reed viveu um drama sem precedentes em sua carreira, ao perder mais de 20 cavalos num incêndio, em suas cocheiras, em Lexington. Com Rich Strike, alcançou a glória de sua vitória mais importante e que marcou, em definitivo, seu movimento de superação.

E quem é Rich Strike?

Trata-se de um alazão que estreou com um décimo (e último) lugar numa eliminatória disputada em Ellis Park, no mês de agosto de 2021. Um mês depois, o corredor que então pertencia à Calumet Farm foi inscrito num claiming perdedor e adquirido pelos seus atuais proprietários por US$ 30 mil.

Em notória evolução, Rich Strike chegou a obter um terceiro lugar para Tiz The Bomb no Jeff Ruby Steaks Stakes (G3), em Turfway Park, no dia 2 de abril. Foi essa a sua corrida preparatória. Suplente no Kentucky Derby, somente pode correr em razão do forfait de Ethereal Road.

O rateio de 80 por 1 foi o segundo maior da história do Kentucky Derby, perdendo, apenas, para os 91 por 1 de Donerail, em 1913.

Tempo de 2:02.61.

Mais notícias

Mercado: Salto Olímpico e January Jones seguem para a Ásia

Algumas semanas após Esfinge ter sido adquirida por investidores japoneses, outros dois animais PSI criados no Brasil tiveram seladas as suas negociações junto a proprietários asiáticos. Em operações intermediadas pela Agência TBS, Salto Olímpico e January Jones seguirão suas respectivas carreiras - ele de corredor, e ela de matriz - na Ásia.

Na trilha do OSAF, Alegria Afleet emplaca G2

Potranca do Haras Old Friends foi a melhor no GP Prefeito Fábio da Silva Prado (gr.II).

Explicacion, um tributo a Eduardo Buffara

Poucos dias após o falecimento de seu proprietário, defensora da TBS Internacional conquistou o Clásico Eduardo Vargas y Eduardo Vargas Garmendia (L), em Maroñas.