07 jun 2019 | 21:32:05

Do Oiapoque ao Chuí: El Bacan abre a semana máxima no Rio de Janeiro

Filho de Amigoni venceu o Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente (L).


El Bacan venceu em vibrante atropelada.

Imagem: Sylvio Rondinelli/Divulgação JCB

Primeiro embate clássico da semana máxima do turfe brasileiro, o Clássico Luiz Gurgel do Amaral Valente – Taça Criação e Turfe Paranaenses (L) revelou a vitória daquele que sobra em termos de “quilometragem” e categoria. Tendo atuado em hipódromos que vão do sul ao nordeste do Brasil, muitas das vezes com pequenos intervalos entre uma corrida e outra, El Bacan, 6 anos, filho de Amigoni e Aracelia (Dodge), de criação do Haras Cifra e propriedade do Stud Parente Sobral, somou novo troféu para sua coleção.

Espiritus (Drosselmeyer) e Luna Baluna (Cape Town) renderam train de luxo à prova. El Bacan, como de praxe, correu afastado, no fundo do pelotão. Na reta de chegada, engatou o ápice de sua atropelada, na altura dos 200 finais. Com Wesley da Silva Cardoso vibrando com a vitória, El Bacan derrotou Luna Baluna por ¾ de corpo. Espiritus (2 e ¾) e Golden Cat (por Discreet Cat, 3) finalizaram em terceiro e quarto, respectivamente. No quinto posto, Super Academy (por Inexplicable, 3 e ¾).

A seguir, American Bull, Príncipe D’Anafer, Rebuscado, Pif-Paf de Birigui e Penelope Charming.

Responsável, à exceção de Luna Baluna, pelo treinamento dos demais competidores que completaram os 5 primeiros lugares, Adélcio Menegolo enviou El Bacan à raia para que o corredor obtivesse a nona vitória em 40 saídas. Tempo de 1:13.40.

Mais notícias

Criação: depois de American Pharoah, Coolmore alojará Justify

Corredor invicto será o segundo tríplice coroado a servir na sessão norte-americana – Ashford Stud – da gigante irlandesa. Anúncio foi repercutido nesta sexta-feira (14).

Epsom: em final de emoção, Tuesday quebra a invencibilidade de Emily Upjohn no Oaks

Filha de Galileo rendeu mais um Epsom Oaks (G1) às conexões da Coolmore.

Queen of Clubs comanda mais um domingo "brasileiro", em Maroñas

Defensora da Coudelaria FBL levantou o Gran Premio Estímulo (G2); Tupungato e Metido A Bacana prevaleceram em listed races.