07 maio 2023 | 17:51:59

Doutor Sureño, o campeão do 100º Grande Prêmio São Paulo (G1) – CSN

Corredor rendeu ao Haras Moema seu segundo troféu da prova máxima do turfe paulista, 30 anos após a conquista de Vomage.


No 100º GP São Paulo (G1) da história, a vitória sorriu a Doutor Sureño.

Imagem: Porfírio Menezes/Divulgação JCSP

Há 100 anos, o Grande Prêmio São Paulo (G1) – CSN era disputado pela primeira vez, em sua história.

Há 30 anos, a prova máxima do turfe paulista foi vencida, pela primeira vez, por uma das mais importantes fardas das corridas de cavalo, no Brasil.

Neste domingo (7), no encontro de duas marcantes efemérides, mais uma vez o Haras Moema, da Família Buffolo, restou agraciada com mais um troféu do páreo.

Reunindo produtos de 3 e mais anos, em seu campo, a versão 2023 do GP São Paulo teve em Doutor Sureño, 4 anos, filho de Agnes Gold e Notável Sureña (Redattore), de criação do Haras Old Friends (trata-se da 1ª conquista do campeoníssimo estabelecimento criatório, no histórico da competição) e propriedade do Haras Moema, o seu brilhante ganhador.

Para coroar sua campanha, entretanto, Dourtor Sureño precisou enfrentar um personagem à parte (e um temível rival), no GP São Paulo de 2023: Não Dá Mais. Mesmo reaparecendo e tendo retornado ao Brasil há pouco tempo, o múltiplo ganhador de G1 figurou com destaque, durante todo o percurso, dando torcida, inclusive, na reta final – quando tentou resistir ao ímpeto de Doutor Sureño.

Numa condução principesca de Marcos Ribeiro, que evitou qualquer prejuízo durante a jornada, Doutor Sureño atacou, com sucesso, Não Dá Mais, na altura dos 200 finais. Levantando o grande público presente às dependências de Cidade Jardim, Doutor Sureño suplantou o oponente, livrando, no disco, 1 corpo e ½ de vantagem.

Maximum Drive, vindo de longa atropelada, ficou com a terceira colocação. Bacilo e Drautec completaram o marcador.

A seguir, Perignon, Gesto Nobre, Salsicha, Ragnar Lodbrok, Ribboninthesky, Pingos Nos Is, Pigmaleão, É Do Brasil, Papa Mim (URU), Qual E, Olympic Impact, Maximal e Oberyn.

Treinador experiente, de vasto e vitorioso currículo, Victorio Fornasaro (a exemplo do criador do animal e do jóquei) encilhou, desta feita, o seu primeiro ganhador de Grande Prêmio São Paulo. Doutor Sureño, por sua vez, passa a contar com 7 vitórias (4 clássicas) em 14 corridas. Seus êxitos clássicos anteriores ocorreram nos Grandes Prêmios Linneo de Paula Machado (G3), 14 de Março (G3) e no Clássico Conselheiro Antonio da Silva Prado (L).

Excelente a marca de 2:24.60, muito próxima do recorde da prova (de Dono da Raia, em 2:24.49) e da distância (de Quick Road, em 2:24.06).

 
 

Mais notícias

Adiamento do Grande Prêmio São Paulo 2020

Em virtude das incertezas provocadas pelo surto de Coronavírus (Covid-19) no país, o Jockey Club de São Paulo comunica aos seus sócios, colaboradores, proprietários, apostadores, profissionais do Turfe e turfistas em geral, que em decisão conjunta entre o Conselho de Administração e a Diretoria, resolveu pelo adiamento do Grande Prêmio São Paulo 2020. As demais provas internacionais que compõem o... [continua ]

Jóqueis brasileiros no exterior, por Fábio Zerbini (5ª edição)

Luan Machado venceu mais 4 nos EUA. Imagem: Arquivo pessoal ESTADOS UNIDOS LUAN MACHADO (L. S. Machado): "Mandando o recado" para os adversários em todos os hipódromos em que atua, o jóquei campeão do GP Brasil de 2018 com Quarteto de Cordas encontra-se em ótima fase nos EUA. Esta semana, com vitórias nos hipódromos de Thistledown e Belterra Park, o mais velho... [continua ]

Cape Town morre aos 21 anos em São Paulo

O semental norte-americano Cape Town, que prestava seus serviços em Americana/SP, no Stud Red Rafa, morreu aos 21 anos. Cape Town havia encerrado sua oitava temporada de monta no Brasil.